26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Amazonas intensifica atendimento dermatológico em 10 municípios, com foco na hanseníase

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza até o dia 30 de julho uma programação com foco na intensificação de atendimento dermatológico, nos municípios de Apuí, Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Japurá, Maraã, Jutaí, Juruá, Tapauá e Canutama. A ação, que começou na última terça-feira (03), faz parte do Monitoramento em Hanseníase, coordenado no Amazonas pela Fuam.

Para o diretor presidente da Fuam, médico dermatologista Helder Cavalcante, este tipo de ação é de grande importância, porque sinaliza a realidade da Hanseníase nos municípios amazonenses. Segundo ele, em 2017 foram visitados todos os municípios do Estado, o que deve ser repetido este ano. “Ano passado, estivemos em todos os municípios amazonenses fazendo um intenso trabalho de busca ativa e monitoramento das ações de combate à Hanseníase, o que rendeu 6.842 exames dermatológicos, 2.680 consultas médicas, 123 casos novos de Hanseníase identificados; além de 527 exames de contatos – pessoas que mantém convívio prolongado com pessoas diagnosticadas com a doença – e ainda um importante trabalho de treinamento in loco com 2.554 profissionais da saúde”, afirmou.

Cirurgias em Apuí – No município de Apuí, localizado na Região Sul do Amazonas, a 453 quilômetros de Manaus, pela distância e peculiaridades, a Fuam realizará, nesse mesmo período, além das Ações de Monitoramento e mutirão dermatológico, 35 cirurgias em pacientes portadores de neuropatias causadas pela Hanseníase. Os procedimentos foram agendados em Apuí, devido à necessidade detectada entre os pacientes que recebem acompanhamento naquele município – pacientes com deformidades neurológicas, causadas pela doença.

A Hanseníase é uma doença que acomete, principalmente, pele e sistema nervoso periférico. As cirurgias neurológicas reparadoras são necessárias em alguns casos, em pacientes que por algum motivo tiveram evolução da doença a ponto de causar sequela no nervo. A indicação de cirurgia é definida pelos profissionais que acompanham os pacientes.

A equipe que está no município é composta por dois cirurgiões, dois dermatologistas, duas enfermeiras, além de técnicos de enfermagem e técnicos em dermatologia. Em 2017, quando equipe da Fuam esteve no município, foram computados 151 exames dermatológicos, 79 consultas médicas e um caso novo de Hanseníase.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SUSAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui