Amazonense de Judô para Iniciantes e por Equipes contou com 180 atletas na Vila Olímpica de Manaus

Com a participação de 180 atletas, foi realizado neste sábado (25/08), o Campeonato Amazonense de Judô para Iniciantes e Por Equipes, nos naipes masculino e feminino, na Vila Olímpica de Manaus, localizada na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da capital. O evento, que é organizado pela Federação de Judô do Amazonas (Fejama), contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e teve disputas durante todo o dia.

De acordo com o presidente da Fejama, Aldemir Duarte, a competição é fundamental para trabalhar as categorias de base. “Hoje nós temos atletas da faixa branca até a amarela, que são os iniciantes da modalidade. Essa competição serve principalmente para mostrar o trabalho que vem sendo realizado pelos clubes e centros de treinamento de Manaus, de modo que há uma interação entre os lutadores das academias, que hoje se enfrentam. Aqui estamos preparando os futuros campeões da nossa modalidade no Amazonas, que é referência no Brasil”, afirmou.

Um dos destaques da competição foi a pequena Williane Pedraça, de apenas 10 anos. Atleta da Associação Barbosa de Lutas Esportivas (Able), faixa cinza e praticante de judô há dois anos, ela foi campeã da categoria e é um nome que vai representar o Estado no Brasileiro, em Campo Grande (MS). Apaixonada pela modalidade, a judoca afirma que o esporte é pura disciplina. “Estou muito feliz com essa vitória. No início da luta foi difícil encaixar a pegada, mas consegui fazer um contragolpe e pontuei. O judô é muita disciplina, então me concentrei até entrar o golpe e ganhar o ponto. Agora eu vou focar e treinar para a próxima competição”, afirmou.

Além do Amazonense para Iniciantes, foi realizado também o Amazonense por Equipes, que contou com atletas de todas as idades e graduações. Quem levou a melhor na competição foi a equipe masculina da Associação Comunitária de Pais e Alunos de Judô do Amazonas (Acopajam), seguida dos atletas da Fort Judô Clube, que ficaram com o vice. No feminino, apenas a equipe da Academia Shogun foi inscrita, sendo a campeã do evento na categoria.

Premiação – Os atletas que alcançaram as três primeiras colocações de cada categoria foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Já as academias, que também participaram da competição por Equipes e fizeram o desafio 5 a 5, foram premiadas num ranking de primeiro ao terceiro lugar.

FOTO: MAURO NETO/SEJEL