Amazonenses conquistam ouro em Sul-Americano de levantamento de peso

Com apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte Lazer (Sejel) os atletas amazonenses Carlos Abel, Joelson Pimenta e Arquimedes Lasmar, conquistaram ouro no Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Peso, ocorrido no último sábado, dia 16 de junho, em Caxias do Sul. Os atletas fazem parte da Federação Amazonense de Levantamento de Potência e Esportes de Força (Falpef) e foram campeões na categoria Supino e Power Bíceps.

A competição reuniu 96 atletas de vários Estados, como Rio Grande do Sul (Sede), São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e os três amazonenses. Além dos brasileiros, o campeonato contou ainda com atletas da Argentina, Uruguai e Bolívia.

Mesmo diante de competidores de alto nível, os amazonenses mostraram a força do Estado. Segundo o secretário da Sejel, Manoel Almeida, levar apoio a todos os tipos de esporte é uma determinação do governador Amazonino Mendes, e os esportistas vêm mostrando cada vez mais resultados positivos.

“Estamos seguindo o que determinou o governador, que é chegarmos a todos os esportes. Esse apoio dado à equipe que foi ao Sul-Americano, mostrou a capacidade que nosso Estado tem em várias modalidades. Eles competiram com atletas de alto rendimento e conquistaram ouro. Isso configura o quanto a nossa terra é repleta de guerreiros e de bons atletas. É fomentando o esporte que conseguimos ver os resultados positivos e, enquanto pasta de esporte, continuaremos a fazer o nosso trabalho”, pontuou Manoel.

Supino e Power Bíceps – O atleta Carlos Abel foi campeão no Supino até 120 quilos. Joelso Pimenta conquistou o ouro na mesma categoria, mas em peso diferente, até 110 quilos. Já Arquimedes, que é presidente da FALPEF, chegou ao mais alto lugar do pódio na categoria Power Bíceps.

Com essa vitória, os amazonenses conquistaram índices e se classificaram para o Campeonato Mundial que será realizado em setembro. Arquimedes conquistou o seu bicampeonato, após dois anos fora de competições.

“Para mim, esta vitória é um grande orgulho, afinal, eu estava há quase dois anos sem competir. Retornei aos treinos e resolvi competir. Por fim, alcancei este segundo título Sul-Americano e agradeço à Sejel, na pessoa do secretário Manoel Almeida, que está exercendo um sólido trabalho à frente da pasta, chegando a todas as modalidades e me oportunizou essa medalha de ouro Sul-Americana”, comentou Lasmar.

FOTO: DIVULGAÇÃO