Amazonino desbanca favoritos e é reeleito com folga no Amazonas, diz pesquisa

Nesta terça- feira (10), o Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação divulgou a pesquisa eleitoral que aponta quem será o novo governo do Amazonas pelos próximos quatro anos. O atual governador do Amazonas, eleito no ano passado como tampão, Amazonino Mendes (PDT) lidera isolado a disputa com 24% das intenções dos votos.

Ssgundo a pesquisa feita com  1.200 pessoas residentes no Estado do Amazonas, em 2º aparece o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o deputado David Almeida (PSB), com 16%.

A pesquisa do Cipec foi realizada de 5 a 8 de julho e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº AM-09504/2018. Ela foi realizada por meio de telefones fixos e móveis com uma seleção aleatória do discador.

Demais candidatos

De acordo com a pesquisa, o terceiro colocado foi o apresentador de TV Wilson Lima (PSC) com 12% das intenções. O senador Osmar Aziz (PSD-AM) vem logo atrás com apenas 8%. Apesar do número expressivo, o resultado final da eleição pode mudar bastante se considerado a elevada porcentagem dos votos brancos e nulos, que juntos alçaram 24% dos entrevistados.

Segundo turno

A pesquisa fez ainda alguns cenários para uma possível disputa de segundo turno. De frente com David Almeida, Amazonino venceria o 2° turno com 39% dos votos contra 31%.

Se a disputa fosse com Omar Aziz, ele também venceria com 39% dos votos contra 34%.

Compartilhe