27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Aplicativo permite que morador monitore abastecimento de água e tratamento dos esgotos

A Agência Nacional de Águas, a ANA, lançou um aplicativo que vai permitir que qualquer pessoa com um dispositivo móvel conectado à internet conheça em detalhes a situação da coleta e do tratamento dos esgotos, do sistema produtor de água e do manancial que abastece a sua cidade.

Segundo o diretor de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Marcelo Cruz, o aplicativo “Atlas Água e Esgoto” é compatível aos sistemas Android e IOS e está disponível para download gratuito na Play Store e na App Store.

“Todo mundo pode acessar, já está disponível nas lojas virtuais, né? Talvez a maior funcionalidade seja a possibilidade do cidadão vislumbrar, de forma muito fácil e ágil, como está a situação no seu município de abastecimento de água e de coleta de esgotos. Tem o fale conosco, então ele é interativo. Então, passa não só por uma situação de informação ao cidadão, transparência, dados abertos, mas uma prestação de serviço público efetiva.”

Além disso, quando o GPS do aparelho estiver ativado, o app disponibiliza, a partir de um clique na guia “Visão Nacional”, a opção de acesso direto aos dados da cidade onde o usuário se encontra.

Outra funcionalidade do aplicativo é que ele permite o compartilhamento das informações por meio de mídias sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Lembrando que o usuário também pode conseguir informações com um recorte estadual e nacional.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui