27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Aproveite as férias sem descuidar da pressão arterial

Entenda como aparelhos mais modernos e compactos são ideais na hora de viajar

Junho de 2018 – O período de férias é marcado por viagens, descanso e, muitas vezes, por refeições fora de horário e pouca rotina de exercícios físicos. Contudo, pessoas hipertensas devem ter cuidado redobrado quando o assunto é manter um dia-a-dia saudável.

Esse grupo, que já soma mais de 17 milhões de pessoas em todo o país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, é mais sensível a essas mudanças, pois precisam de regularidade em suas atividades e alimentação. Afinal, poucas alterações de hábitos podem ser suficientes para descompensar a pressão arterial.

Segundo Marco Mota, investigador principal do Centro de Pesquisas Clínicas que funciona no Centro Universitário CESMAC / Hospital do Coração de Alagoas, a pressão arterial varia muito, especialmente quando elevada. Algumas situações cotidianas contribuem para esse aumento na sua variabilidade. “Manter uma alimentação equilibrada, balanceada e livre de alimentos com muito sódio e gorduras, administrar o stress, praticar exercícios, manter o peso, e tomar a medicação corretamente, sempre sob orientação médica, são atitudes imprescindíveis”, afirma o especialista. “Para se ter ideia da gravidade do problema, quando não há um tratamento adequado, o paciente corre o risco de sofrer infarto, derrame ou mesmo comprometer os rins”, conclui.

A escolha do medidor de pressão

Além desses cuidados, quem é diagnosticado com hipertensão é orientado a medir a pressão com regularidade e de forma sistemática, o que pode parecer um problema quando o paciente sai da rotina.

De acordo com Wanderley Cunha, CEO e presidente da Omron Healthcare Brasil, já existem no mercado aparelhos automáticos, silenciosos e compactos, ideais, inclusive, para quem vai viajar. “Ao sair de férias, esses itens são os mais vantajosos, pois ocupam pouco espaço na mala, mas são igualmente eficientes”, diz o executivo.

“Outro recurso que ajuda bastante no momento da aferição com esse tipo de aparelho, e que deve ser considerado na hora da compra do medidor de pressão, é o sensor de posicionamento, que ajuda a guiar o pulso até a altura do coração para obter medidas mais precisas”, afirma Cunha.

Dicas para não descuidar da pressão arterial e aproveitar ao máximo as férias:

Evitar alimentos com muito sódio;
Evitar também alimentos com muito açúcar e gordurosos;
Medir a pressão arterial regularmente e de forma sistemática;
Se alimentar em horários fixos;
Evitar o consumo de tabaco e álcool;
Hidratar-se;
Praticar exercícios regularmente sempre com orientação médica;
Visitar seu médico regularmente e realizar os exames solicitados.

[+] SOBRE A OMRON HEALTHCARE

Com o intuito de melhorar a vida das pessoas, a Omron Healthcare fornece equipamentos médicos inovadores e clinicamente comprovados para monitoramento e cuidados com a saúde. Nosso portfólio de produtos inclui monitores de pressão arterial, nebulizadores, termômetros eletrônicos, monitores de glicose no sangue e contadores de atividade, assim como monitores de composição corporal e dispositivos médicos profissionais. Durante muitas décadas, os dispositivos da Omron ajudaram pessoas a prevenir, tratar e controlar doenças doméstica e clinicamente em mais de 100 países do mundo. A Omron Healthcare do Brasil chegou ao país em 2008 e, desde então, tem construído um portfólio de equipamentos voltados para o uso doméstico como monitores de pressão arterial, nebulizadores, termômetros e balanças digitais. Em 2018 a Omron Healthcare, foi eleita pela pesquisa Global Home Appliance Market Comprehensive Survey, desenvolvida pela empresa japonesa Fuji Keizai, a marca número 1 em monitores de pressão de uso doméstico.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui