Área de lazer para moradores do bairro São Raimundo

O governador Amazonino Mendes inaugurou, no fim da tarde desta segunda-feira (02/07), uma área de lazer com mais 4.500 metros, que integra os trechos 2 e 3 do Complexo Parque Linear das Cacimbas, situada entre as ruas do Rosário e São Sebastião, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus. A obra pertence ao Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Conforme o governador Amazonino, ao assumir o Governo do Amazonas, as obras no local estavam praticamente paralisadas, pois só tinham 5% de execução. “Isso faz parte do dia a dia da gente, de tudo que a gente mandou acelerar, fazer. Isso aqui estava parado praticamente e nós mandamos tocar. Eu sempre soube que o nosso tempo era curto, era pequeno. Então, era uma coisa corrida e está muito bem feito, bonita”, comentou o governador.

De acordo com o governador, a nova obra destina-se ao bem estar de idosos, jovens e crianças. Ele ressaltou que, por sua orientação, todas as execuções do Prosamim estão com paisagismo. “São Raimundo ganha uma área de lazer moderna, bonita, eficiente, destinada aos jovens, crianças e também idosos, é um lugar lindo. Essas obras do Prosamim, a gente faz a urbanização, mas fica sem alma, porque não fazem paisagismo. Não plantam. Então, todas essas obras que nós estamos dando para a cidade têm um significado especial. Não é apenas embelezar, é levantar a nossa autoestima, fazer de Manaus uma cidade boa e agradável”, comentou o governador.

Paisagismo especial – Segundo o secretário da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), Oswaldo Said, os trechos que receberam paisagismo precisarão do cuidado dos moradores, para que a obra seja preservada. “Nós estamos entregando uma obra belíssima em paisagismo que ainda não tinha nos parques do Prosamim. Então, isso foi uma coisa que desde o início o governador Amazonino Mendes pediu da gente que desse vida aos parques, não só grama. A população vai ter que realmente cuidar com bastante carinho porque isso aqui é uma obra realmente com bastante zelo”, comentou o secretário.

A moradora Maria do Carmo, 67, disse que antigamente o local do parque era tomado por palafitas e área alagadiça. “Muitas casas e muita lama. Não podia sequer passar. As pessoas agora têm que zelar. Porque estamos vendo que o governo está tendo trabalho para entregar”, frisou a moradora.

Parque – O novo parque conta com academia ao ar livre, playground, áreas destinadas à prática de esportes e convivência da população e, apresenta um novo modelo de paisagismo, que será implantado nos Parques do Prosamim a partir deste ano. Uma tarde cultural foi oferecida à população.

O complexo integra o Prosamim III, que compreende intervenções urbanas na Bacia do Igarapé do São Raimundo, a fim de trazer melhorias na qualidade de vida da população na zona oeste de Manaus. Para a construção desta etapa foram investidos R$ 17 milhões, com recursos do Governo do Amazonas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

FOTO: CLÓVIS MIRANDA/SECOM