25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Armazenar água gera benefícios em dias de interrupção no abastecimento

A instalação e utilização de caixas de água nas residências podem ajudar a população a combater o desperdício e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ocasionado pela interrupção no fornecimento da água, que pode ocorrer eventualmente na operação do sistema público de abastecimento do produto.

A Manaus Ambiental sugere aos consumidores a utilização desse tipo de reservatório, para garantir o abastecimento ininterrupto dos imóveis, diariamente.

Toda vez que sejam necessárias interrupções programadas no abastecimento, a concessionária faz a comunicação com antecedência e a divulga por meio da mídia em geral. No caso de paradas não programadas, o aviso é feito imediatamente à ocorrência do fato.

Imóveis que possuem reservatório de armazenamento de água, normalmente não sentem os efeitos das paralisações do abastecimento.

As interrupções no fornecimento de água geralmente ocorrem em função de obras, manutenções programadas, serviços emergenciais de conserto de vazamentos, além de falhas no fornecimento de energia elétrica, que afetam diretamente as unidades de abastecimento. Por isso, a necessidade de se buscar alternativas para tais situações, que até podem gerar economia para o próprio bolso das famílias.

O hábito de armazenar água, porém, deve ser feito de forma correta, para evitar problemas à saúde, gerados principalmente pela falta de limpeza na caixa d’água”.

A caixa de água funciona como uma ‘poupança’ – reserva água para qualquer eventualidade que possa ocorrer e que venha afetar o abastecimento. Deve ser instalada em lugar coberto para evitar a ação do sol e permanecer tampada para prevenir a contaminação e o acesso de pragas e insetos, além de evitar criação e proliferação do mosquito da dengue, entre outros problemas.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o reservatório domiciliar deve armazenar água de preferência para um dia de consumo. A limpeza precisa ser feita a cada seis meses.

Procedimentos

Para dimensionar o reservatório ideal que cada imóvel deve ter, basta observar alguns procedimentos: Em um local em que o consumo individual seja em média de 150 litros de água por dia e lá residam cinco pessoas, então basta multiplicar 150 por 5 e o resultado é um consumo médio familiar de 750 litros de água diariamente.

Assim, é interessante instalar uma caixa de água com capacidade para mil litros, pois desta forma estará garantido o consumo diário e ainda restará uma margem de reserva. No entanto, a concessionária orienta a identificação e conserto de qualquer vazamento para evitar o desperdício.

A Manaus Ambiental reitera a necessidade da reserva de água nos domicílios e se coloca à disposição dos seus clientes para atendimento pelos seguintes canais: SAC e demais localidades: 0800 092 0195 e E-MAIL: [email protected].

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui