Artemis Soares apresenta obra sobre o corpo indígena em evento no IGHA

Em comemoração aos 133 anos de abolição da escravatura no Amazonas, em 10 de julho de 1884, a escritora e pesquisadora Artemis Soares fez um lançamento especial do livro ‘O Corpo – olhares diversos’, escrito em parceria com Neiza Teixeira, na manhã desta sábado (15). A apresentação e sessão de autógrafos foi a convite da presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), Marilene Corrêa e aconteceu na sede do instituto.

A obra de Artemis é fruto da pesquisa de doutorado da professora e diretora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade do Estado do Amazonas (UFAM) e recebeu o reconhecimento do secretário de cultura, Robério Braga, que já foi presidente do IGHA e fez uma palestra durante o evento.

“A professora com certeza fez um trabalho encantador porque é da sua qualidade, é da sua competência. Ela é extremamente habilidosa, eu a conheço e sou inclusive um admirador do trabalho dela. O reconhecimento do corpo é de fundamental importância e o trabalho dela com certeza vai contribuir para isso”, destacou Braga.

Para a escritora, o convite de participar do evento realizado pelo IGHA, reforça a motivação em continuar desenvolvendo pesquisas que contribuam para entender os aspectos históricos na região. A professora é líder de grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no estudo das práticas corporais dos nossos povos tradicionais, do esporte, além de outros temas como questões de gênero.

“Me sinto muito feliz pelo apoio dos colegas escritores, que me prestigiaram nesta manhã. Isso me motiva a continuar seguindo e estudando ainda mais sobre a região, pois sabemos que ainda há muito para descobrir e divulgar à população”, declarou Soares.

Durante o evento também foi aberta ao público a exposição itinerante ‘Fordilândia – Memória Afetiva’, disponível no sala de exposições no térreo do prédio onde está instalado o IGHA, na rua Bernardo Ramos, n. 117, centro antigo de Manaus.

loading ...