Artesão cadastrado na Prefeitura de Manaus é finalista em concurso nacional

O artesão Denizal Melo, cadastrado da Prefeitura de Manaus, no banco de dados da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), é o único amazonense entre os 70 selecionados para a final de um concurso promovido pela Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), que será realizada de 4 a 15 de julho, em Pernambuco.

A Fenearte faz parte do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE) e é também a maior feira de artesanato da América Latina. O evento, que conta a participação de artesãos de todo o mundo, já está em sua 19ª edição e tem como tema este ano o Legado do Mestre Salu, considerado uma das maiores autoridades em cultura popular pernambucana.

Pela primeira vez, a Semtrad vai levar ao evento cinco de seus artesãos cadastrados no Departamento de Economia Solidária. Coincidência do destino ou não, Denizal é um dos artesãos que já estavam selecionados para apresentar seus produtos durante a feira. Adepto da técnica de escultura tecnológica, que faz uso de resíduos eletrônicos e material reciclável como matéria-prima, o artista emplacou três de suas obras em três categorias: ‘Quadro Anjo’ em Arte Reciclada; ‘Motocicleta Verde Custon’ em Design Reciclado e ‘Jeep Futurístico’ em Artesanato Reciclado.

O diretor do Departamento de Economia Solidária, Virgílio Melo, parabeniza o artesão e lembra quando conheceu o trabalho dele. O trabalho que ele realiza é de extrema responsabilidade ambiental, criativo, realmente digno de um grande artista.

Denizal conta que, ao fazer sua inscrição, achava que apenas uma de suas obras seria selecionada. Para sua surpresa, aconteceu o contrário. Ele faz parte do seleto grupo de apenas 10 artesãos que estão selecionados nas três categorias.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, parabenizou Denizal e festejou a classificação do artesão, destacando que o artesão tem um trabalho muito importante ligado à economia criativa e presta também um grande serviço à causa ambiental. Ele transforma o que seria lixo eletrônico em produtos de decoração e de utilidade, tudo isto com muita criatividade e arte no processo de elaboração.

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a 19ª edição da Fenearte será realizada de 4 a 15 de julho de 2018 no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante os 12 dias de evento, as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo podem ser encontradas no evento. A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos.