Artesãos serão homenageados na Câmara Municipal de Manaus

Câmara Municipal de Manaus (CMM)
Câmara Municipal de Manaus (CMM)

Artesãos, associações e cooperativas de artesanato serão homenageados na próxima segunda-feira, dia 30, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em sessão solene marcada para às 14h, no plenário Adriano Jorge. A homenagem é de autoria da vereadora Professora Jacqueline pela passagem do dia do artesão, comemorado mundialmente no dia 19 de março.

À ocasião, a vereadora vai homenagear cinco associações de artesãos com a entrega de diplomas e certificados: Associação Comunidade Wotchimaucu; Cooperativa Amazonense de Artesanato (Copamart); Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro; Associação Feira de Artesanato do Amazonas (Afapa) e Associação do Artesanato do Amazonas (Associart). “São profissionais importantes para a disseminação e perpetuação da cultura de nossa região e precisam ser lembrado”, declarou Jacqueline.

Entre os convidados pela vereadora, deverão estar presentes os representantes do Sebrae-AM, Andressa Noronha; do programa do artesanato amazonense da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Breno Ortiz; da Organização das Cooperativas Brasileiras, no Amazonas (OCB-AM), Petrúcio Magalhães Júnior; o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, David Reis; a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e primeira-dama, Goreth Garcia; o presidente da Frente Estadual do Cooperativismo (Frencoop), deputado Luiz Castro (PPS); e a presidente da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Amazonas (ADVB-AM), Núbia Lentz.

O Dia Mundial do Artesão foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e foi uma forma bem simbólica de homenagear uma das profissões mais antigas do mundo. Já no período paleolítico, 6 mil anos de Cristo, o homem já utilizava de sua inteligência primitiva e de suas mãos para criar artefatos que seriam úteis para o seu dia-a-dia, como o fogo e ferramentas de trabalho.

Compartilhe