27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Artistas amazonenses são destaque em Festival Internacional de Quadrinhos

Os quadrinhos se tornam cada vez mais relevantes como forma de arte e poderoso meio de comunicação.

A cada ano, editoras criam selos para publica-los e surgem novas focadas nesta mídia, o que é muito positivo para os artistas independentes. Mas para os artistas locais, a realidade do isolamento geográfico ainda é um grande obstáculo a ser superado no caminho para uma carreira de sucesso.

Um grupo de quadrinistas locais, com diversos estilos e com a mais variada experiência se organizou com um objetivo: Projetar os quadrinhos produzidos no Amazonas nacionalmente. Para isso, um grande passo seria a participação no maior evento de quadrinhos da América: o Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ. Ele é um espaço propício para o encontro de profissionais e a troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam formação de jovens quadrinistas.

A edição mais recente do FIQ-BH, realizada em 2015, recebeu mais de 80 mil pessoas do Brasil e de outros países.
O evento conta com palestras com grandes nomes nacionais e internacionais da 9a arte, bem como exposições, espaços de editoras e livrarias e área de venda.
Foram meses de organização e preparação, o que incluiu a produção e organização de material já publicado e em vias de publicação, mas o esforço deu resultados: Dentre centenas de inscritos, o grupo foi selecionado para um stand, o que representa um grande passo para a arte sequencial amazonense.

Participarão do evento os artistas amazonenses:
Evaldo Vasconcelos
Márcio Cruz
Luiz Andrade
Rayanne Cardoso
Paulo Teles Yonami
Izabeuli Leal
O Stand também terá publicações da Editora Lendari que lançara um selo especializado em quadrin hos no Além dos artistas que viajaram para participar do evento outros enviarão material para ser apresentado nele como: Eunuquis Aguiar e Malika Dahil Aguiar
Alguns grupos de artistas locais também enviarão material para o FIQ como Mário Orestes do Clube dos Quadrinheiros de Manaus.
Outro destaque do evento será o lançamento do Estúdio C-4 que enviara material produzido pelos artistas:
Jucylande Jr, Romahs Mascarenhas, Gusmão Silva, Glaucio Silva e Jahn Cardoso.

Mário Orestes

O FIQ acontecerá de 30 de maio a 3 de junho de 2018, na Serraria Souza Pinto. E tem entrada Franca

Promoção: Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura

Realização: Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui