24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Atividade física que une movimentos de ballet e ginástica ganha adeptos nas academias

Uma modalidade de exercício físico que une movimentos do ballet clássico com a ginástica, tem ganhado cada vez mais adeptos nas academias. Praticado por atrizes como Grazi Massafera, Tais Araújo e Sheron Menezes, o Ballet Fitness ajuda a trabalhar a postura, deixa o corpo longilíneo, melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a respiração, o equilíbrio e contribui para a perda de calorias.

Em Manaus, a dentista Greyce Farias, que há dois meses descobriu o ballet fitness, já colhe os benefícios dos exercícios. Ela prática a modalidade duas vezes por semana na Fórmula Academia e diz que já sente melhoria no condicionamento físico e na postura. “Como a minha profissão exige que eu passe muito tempo sentada, sentia dores no ombro e nas costas. A partir do momento em que comecei a praticar o ballet fitness, as dores diminuíram consideravelmente”, afirmou.

Greyce conta que quando iniciou as aulas achava que não perceberia tanta diferença na parte física, mas que os exercícios, de fato, trabalham todos os músculos do corpo. “Nos primeiros dias senti dores em partes do corpo que achei que não sentiria. São áreas para as quais os exercícios são intensos, mas que a gente nem percebe o quanto”, disse.

A metodologia do ballet fitness foi criada no Rio de Janeiro, há 22 anos, pela bailarina Betina Dantas. Impossibilitada de praticar o ballet clássico, após uma lesão no joelho, ela criou a modalidade, para não se afastar completamente da dança, pela qual é apaixonada. A Fórmula é a única academia de Manaus credenciada para aplicar a metodologia criada por Betina Dantas.

Segundo a professora de ballet fitness da Fórmula Academia, Priscila Feitoza, a proposta da modalidade é usar o peso do corpo do aluno, para definir a musculatura, melhorar a força e flexibilidade. “O ballet fitness pode ser uma alternativa, também, para quem não gosta de praticar musculação na academia”, destacou.

Ela explica que a diferença entre o ballet clássico e o fitness é o uso de exercícios como abdominal e agachamento. Além disso, no ballet fitness há um número grande de repetições de cada exercício, justamente para que toda a musculatura seja trabalhada.

A prática da atividade é indicada para pessoas de todas as idades, independente de já terem feito aulas de ballet ou não. “Qualquer pessoa que esteja apta a fazer exercícios, pode aderir à modalidade”, destacou a professora.

A aula de ballet fitness tem duração de 50 minutos e é bastante dinâmica. “Utilizamos desde músicas clássicas até as mais agitadas, para incentivar a prática dos exercícios”, ressaltou. Na Fórmula Academia, as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários, 10h e 16h.

O ballet fitness também ajuda na perda de calorias. Priscila informa que, em uma aula de 50 minutos, perde-se até 600 calorias. “A aula favorece o emagrecimento, porém, é preciso aliar os exercícios a uma alimentação equilibrada”, frisou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui