Atividades esportivas e culturais movimentam a Ponta Negra até o fim do mês

Esporte, cultura e lazer são destaques nos eventos agendados para o mês de agosto no Complexo Turístico Ponta Negra, reunindo atrações que farão o público se exercitar e se divertir. Em todos os eventos a entrada é gratuita.

Até o dia 16, o anfiteatro da Ponta Negra se enche de luz, cor e danças folclóricas durante o 61º Festival Folclórico do Amazonas, que conta ainda com uma feira gastronômica com 30 barracas de comidas típicas e brincadeiras da época, que funcionam a partir das 19h.

As danças que participam do festival competem nas categorias Prata e Bronze, em um evento que tem a tradição de ser realizado desde 1957. A organização e produção são da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O evento tem início, diariamente, sempre a partir das 20h. A programação completa com a apresentação dos grupos está disponível no portal Viva Manaus, pelo link www.vivamanaus.com.

Neste sábado, 12/8, acontece a “Corrida dos Estagiários”, dentro da Semana Municipal de Valorização do Estagiário, promovido pelo Programa Municipal de Estágio Remunerado da Prefeitura de Manaus, que tem programação de 14h às 19h.

Além da corrida, haverá sorteios de brindes e gincana solidária e ecológica para os estagiários da Prefeitura. Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, o local recebe a Copa Amazônica de Karatê, na quadra de vôlei de praia, a partir da 16h.

A Faixa Liberada continua no parque, para uso da população, sempre às quartas, de 16h às 20h, e aos domingos, das 6h às 12h, transformando o espaço numa área ampliada para a prática de atividades físicas ao ar livre.

No dia 23, de 19h às 21h, o Comando Militar da Amazônia (CMA) leva um pouco de música a um dos cartões-postais naturais de Manaus, em comemoração ao Dia do Soldado, data festejada em 25 de agosto.

A apresentação da banda do CMA contará com a participação de outros grupos locais, e tem como objetivo promover a integração entre civis e militares no Amazonas.

No dia 26, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) realiza a Corrida Rústica e a III Corrida do Abracinho, na praia da Ponta Negra.

Todo e qualquer evento realizado na Ponta Negra deve ser previamente autorizado pela comissão, por meio do gestor do espaço, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

E para todas as atividades autorizadas pelo órgão existem regras a cumprir pelo promotor do evento, sujeitas à penalidade e aplicação de infração, no valor máximo de 70 UFMs.

Entre as principais obrigações está a proibição de uso de materiais que degradem o piso do complexo, não podendo perfurar, fincar, escavar ou parafusar qualquer tipo de dispositivo ou estrutura no calçadão.

Além disso, é de total responsabilidade do realizador do evento a limpeza da área usada após o término, no prazo máximo de 24h. Também é proibido usar as instalações elétricas do espaço, que são de uso exclusivo da administração.

Os interessados em usar a Ponta Negra para eventos e/ou ações devem encaminhar ofício no qual conste as informações necessárias para futura autorização, mediante pagamento de taxa de uso do espaço público, valor calculado segundo as especificações e tamanho do evento.

No ofício deve constar o CNPJ ou CPF do interessado, telefone do responsável/procurador, a definição do espaço pretendido, data do evento e, caso haja necessidade de montagem e desmontagem de estrutura, data de início e término, com breve descrição da ação a ser realizada e equipamentos, como carro de som, banners, barracas, gradis, banheiros químicos, entre outros, informando a metragem e quantidade.

O ofício deve ser entregue na sede do Implurb (avenida Brasil, prédio anexo à prefeitura), em horário comercial, para o responsável administrativo de plantão da Comissão da Ponta Negra (CPN).

A solicitação deve ser efetuada com o mínimo de 15 dias de antecedência para que a autorização seja expedida em tempo hábil. Para mais informações, entrar em contato pelo (92) 3625-6287, em horário comercial.

loading ...