Ato em Favor da Reforma Política – Semana de Mobilização- manhã de assinaturas

Com o objetivo de inserir cada vez mais a sociedade no processo de discussão da Reforma Política, o vereador Professor Bibiano (PT) realizará o ‘Ato em Favor da Reforma Política’ nesta sexta-feira (27) a partir das 8h na Praça da Matriz.

O ato faz parte da Semana de Mobilização pela Reforma Política, que tem o objetivo de fortalecer a coleta de assinaturas que começou no dia 20 deste e mês e segue até o dia 29.

A Coalizão pela Reforma apresenta uma proposta de representação política mais identificada com a maior parte da sociedade, que defende quatro pontos que são: proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do financiamento Democrático de Campanha; eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero na lista pré-ordenada e fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2013 após reunião aprovou o ‘Manifesto da Sociedade Civil pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas’ e criou a Coalizão formada por 103 entidades e movimentos sociais de todo o país.

Meta

A Coalizão pretende alcançar de 1,5 milhão de assinaturas em todo o país. “O nosso ato tem a finalidade de contribuir na coleta das assinaturas. Se cada um fizer sua parte a causa será fortalecida e as propostas podem se tornar realidades”, destacou Bibiano.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) criou nesta semana, uma Comissão Especial que tem o objetivo de tratar do assunto dentro da Casa Legislativa e o vereador Bibiano faz parte da Comissão como relator. “O importante é trazer para dentro das discussões dessa comissão todos os resultados de mobilizações junto à sociedade civil e entidades ligadas a luta pela Reforma. Se não for assim a discussão não será legítima”, concluiu o parlamentar.