Basquete entre grupos toma conta do Parque dos Bilhares

O Parque Ponte dos Bilhares, Chapada, na zona Centro-Sul, realizará o 1º Festival de Basquete dos Bilhares, que acontecerá entre às 16h e 22h do próximo dia 14/10. As equipes poderão participar com até oito jogadores cada, totalizando 16 integrantes por partida. As inscrições já estão abertas na administração do parque.

O objetivo da competição é promover a integração entre os praticantes do basquete que utilizam a estrutura do Parque Ponte dos Bilhares e estimular nos atletas o senso comum do cuidado com a preservação do patrimônio público. Haverá premiação aos ganhadores.

O evento é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com a coordenação do professor Willer Rios Parede, da Federação de Basquete do Estado do Amazonas.

A previsão é de que pelo menos 14 equipes se inscrevam. Os jogos serão divididos em duas chaves. Haverá confrontos entre todos os integrantes de cada chave, classificando as quatro equipes melhores colocadas. O cruzamento entre os classificados será direto, entre classificações inversas, em partida única, em sistema eliminatório. A competição se dará em apenas um dia de jogos.

Os participantes também podem contribuir com a doação de um quilo de alimento não-perecível. Os donativos serão entregues a uma instituição filantrópica da cidade. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

O professor Willer explica que as partidas serão abertas e levarão em conta as regras do basquete da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Internacional de Basquete Amador, que regem todas as competições de basquete no Brasil. Segundo ele, o festival é uma forma de estimular o gosto da população pelo basquete e a volta da prática do esporte com maior intensidade no parque.

De acordo com o gestor do Parque Ponte dos Bilhares, Dalison Neto, o Festival de Basquete é uma das atividades que serão desenvolvidas no parque, dentro da programação da Semana das Crianças Bilhares, que acontecerá entre os dias 12 e 15/10, das 17h às 20h. “Nosso objetivo é fortalecer a integração dos diferentes grupos que frequentam o parque e sensibilizá-los sobre a importância da conservação do espaço.”

O parque conta com uma quadra de basquete, com tabelas e dimensões que seguem o padrão da modalidade, bastante utilizada por diversos grupos, entre os quais o da equipe de basquete em cadeira de rodas Tigres do Norte, formado por 20 atletas.