Benedita da Silva vem a Manaus falar sobre a participação feminina nas candidaturas das eleições deste ano

A Secretaria Estadual de Mulheres do PT do Amazonas (SEM – PT/AM) realiza nesta quinta-feira (12), às 15h, na sede do PT/AM, uma coletiva de imprensa com a deputada federal do PT, eleita pelo estado do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, que falará aos veículos de comunicação da cidade a respeito do empoderamento das mulheres negras, por meio da participação feminina nas candidaturas das eleições deste ano, como instrumento na luta das mulheres por direitos, respeito, valorização e igualdade social.

Além disso, para incentivar essa participação das mulheres na política, a Secretaria Estadual de Mulheres do Partido dos Trabalhadores no Amazonas (SEM -PT/AM), em parceria com a Secretaria Nacional de Mulheres do PT Nacional, realizará nesta quinta-feira (12), às 18h, no auditório no Sindmetal, o Seminário “Mulheres e Democracia”, com a palestra intitulada: Políticas para Mulheres e Mandatos Femininos, ministrada pela deputada federal do PT, Benedita da Silva. O evento é mais uma etapa desenvolvida pelo projeto “Elas por Elas”.

Para a secretária da SEM – PT/AM, Elisiane Andrade, a atividade é importante para a organização das mulheres do Amazonas na luta por seus direitos. “Esse debate é um momento ímpar, porque abriremos um amplo diálogo com os movimentos sociais, sindicais e populares acerca da importância da participação das mulheres na política, bem como sua visibilidade na luta pela ocupação dos espaços de decisão e poder”, declarou Elisane informando que posteriormente será realizada mais uma etapa de formação política com as pré-candidatas, atividade que também faz parte do projeto: “Elas por Elas”.

*Elas por Elas*

No dia 23 de abril deste ano, em Curitiba, a Secretaria Nacional de Mulheres do PT realizou o lançamento do projeto “Elas Por Elas”. O objetivo da proposta é contribuir com a formação política das mulheres, incentivando a participação feminina na política. O projeto também se propõe a dar suporte a todas mulheres, no sentido de preparar e apoiar as pré-candidatas para que a disputa eleitoral, a partir deste ano, seja feita de forma igualitária.

Palestrante

Benedita Souza da Silva Sampaio, mais conhecida como Benedita da Silva, iniciou sua careira política em 1982 ao se eleger vereadora do Rio de Janeiro após militância na Associação de Favelas do rio de Janeiro. Dentre suas inúmeras atuações no campo político, Benedita foi eleita deputada federal em 1987, sendo reeleita em 1990. Participou da Assembleia Nacional Constituinte atuando como titular da Comissão dos Negros, Populações Indígenas e Minorias. Em 1992 foi candidata a prefeita do Rio, ficando em primeiro lugar no primeiro turno. Com uma votação expressiva foi eleita senadora em 1994, renunciando o cargo em 1998, pois foi eleita vice-governadora do Rio de Janeiro. Em 2002, assumiu como governadora do estado do Rio de Janeiro. Em 2010 foi eleita deputada federal e reeleita em 2014, onde atualmente se mantem no cargo.