Biblioteca está aberta para pesquisas também durante recesso parlamentar

Mais de quatro mil livros estão disponíveis para quem precisa realizar pesquisas na Biblioteca da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), também durante o recesso parlamentar. A Biblioteca não suspendeu seus serviços e está de portas abertas para quem precisar. Não é necessário fazer cadastro, basta se dirigir ao local e pedir o auxílio dos funcionários que estão trabalhando. O horário de funcionamento da Biblioteca da Aleam é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

As pesquisas e consultas são livres para o público em geral e o empréstimo de livros é permitido para todos os servidores da Aleam, sendo necessário ao servidor efetivo apenas apresentar seu crachá funcional e efetuar um cadastro na própria Biblioteca. Já ao servidor comissionado é preciso também um memorando do setor ou gabinete em que está lotado.

A Biblioteca foi criada em 18 de junho de 1983, e começou a funcionar no Palácio Rio Branco, antiga sede do Poder Legislativo Estadual. Atualmente a Biblioteca funciona na Avenida Mario Ypiranga Monteiro, nº 3950, Bairro do Parque 10 (antiga Avenida Recife), na sede da Aleam.

De acordo com a Gerência de Biblioteca, estão disponíveis livros nas áreas de Direito, Ciências Políticas, Administração, Contabilidade, Economia, Biografias, Literatura Brasileira e Universal, Gramática, Literatura Amazonense, Educação, Legislação e Parâmetros, História Geral e do Brasil, História Regional, Geografia Geral, do Brasil e do Amazonas, Filosofia, Sociologia, Física, Química e Matemática e outras obras, incluindo títulos em braile, que são procurados pelo público externo.

No ano de 2014 foram realizados 1.275 empréstimos e os livros mais procurados foram nas áreas de Direito, Administração e Contabilidade. Ainda de acordo com os dados da Gerência de Biblioteca, foram contabilizadas cerca de 170 pesquisas via internet, para alunos das redes públicas e particulares de ensino, que buscaram esse serviço.