Boas práticas fiscais são destaques na abertura da Semana do Orçamento em Manaus

Manaus 15.08.18. Secretaria de finaças faz prograação da semana de orçamento publico; Lourival Praia secretario da Semef.Foto Marinho Ramos/Semcom

As boas práticas de gestão e o equilíbrio fiscal da Prefeitura de Manaus foram os destaques na abertura da 9ª Semana do Orçamento Público Municipal, iniciada nesta quarta-feira, 15/8, e que contou com a participação dos gestores municipais, representantes de classes e sociedade, no auditório da Escola do Servidor Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), localizado na avenida Professor Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, zona Centro–Sul. “Os municípios e os estados arrecadam os impostos e esses recursos são aplicados em ações de saúde, educação, infraestrutura e outros investimentos. São temas e exemplos como esses que debateremos com todos os presentes”.

Na contramão do cenário nacional, as finanças do município de Manaus vivem momento de equilíbrio, exemplo disso é o reconhecimento de entidades como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que em 2017 apontou Manaus como a capital que mais atende à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para o secretário Municipal de Administração (Semad), Lucas Cézar Bandiera, é importante que a sociedade tome conhecimento dessas boas práticas e participe do processo orçamentário municipal, que, hoje, já conta com um planejamento estratégico que visa ações de até 12 anos à frente.

No primeiro dia de evento, os participantes puderam acompanhar a palestra do analista técnico de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Udison dos Santos, que falou sobre a avaliação de desempenho pública por meio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, criado pelo próprio órgão fiscalizador.

Nesta quinta-feira, 16/8, a programação segue com a palestra do auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Vitor Henrique Fabel, sobre a estatísticas fiscais. Na sexta-feira, 17/8, último dia de evento, será a vez do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda, que explanará o tema: Orçamento como Componente da Política de gestão Pública.

A Semana do Orçamento Público está sendo realizada no Auditório da Espi, localizado na avenida Professor Nilton Lins, 3259, bloco D, Parque das Laranjeiras, zona Centro–Sul, a partir das 14h.