Bolsonaro lidera pesquisas pela corrida presidencial

Com a proximidade das eleições presidenciais do Brasil, institutos de pesquisa começam a levantar as intenções de votos dos eleitores espalhados pelo país. A dois meses da votação em primeiro turno, marcada para o dia 7 de outubro, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, aparece em primeiro em duas pesquisas divulgadas nesta terça-feira (31).

Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 2.240 eleitores nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 25 e 30 de julho, Bolsonaro tem 23,6% das intenções de votos. O candidato é seguido por Marina Silva (Rede), que tem 14,4%. Ciro Gomes, do PDT, aparece em terceiro com 10,7% das intenções de voto. Mesmo com o apoio de cinco partidos que compõem o chamado “Centrão”, Geraldo Alckmin tem 7,8% de prováveis votos no primeiro turno. Não escolheriam nenhum dos candidatos 24,7% dos entrevistados, enquanto outros 4,7% não souberam opinar.

Em outra pesquisa, feito pela XP Investimentos e limitada ao estado de São Paulo, Bolsonaro também aparece na primeira posição. Ainda que empatado tecnicamente com Geraldo Alckmin, o candidato do PSL tem 21% das intenções de voto, frente a 20% do tucano. No cenário levantado pela XP, Marina Silva aparece na terceira posição com 10%, seguida por Ciro Gomes, com 8% das intenções de voto.

Entre os entrevistados, 23% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos e 6% não souberam responder.

A pesquisa, contratada pela XP Investimentos, é do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, o Ipespe. Para a montagem dos dados, o instituto ouviu mil pessoas por telefone entre os dias 26 e 28 de julho.

Reportagem, Thiago Marcolini