26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Brasil diminui taxa de emissão de dióxido de carbono dois anos antes do prazo

O Brasil cumpriu a meta para redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera com dois anos de antecedência. De acordo com o secretário de Mudança do Clima e Florestas, Thiago Mendes, o país tinha se comprometido a diminuir até 2020 a liberação de 564 milhões de toneladas do gás na Amazônia e de 104 milhões de toneladas no Cerrado.

“Existem duas metas: uma meta nacional e uma meta internacional. A meta que foi sinalizada do cumprimento é a meta internacional, que fala sobre dois biomas: um sobre o Cerrado e outro sobre a Amazônia. Na questão específica do Cerrado, a expectativa era que até 2020 ocorresse uma redução do desmatamento no Cerrado que alcançasse um montante de 104 milhões de toneladas e no caso da Amazônia era de 564 milhões de toneladas.”

Segundo o secretário, esta redução foi uma medida importante, afinal, o gás contribui para o agravamento do efeito estufa, que como consequência, aumenta da temperatura média da superfície da Terra, causando mudanças climáticas como chuvas intensas, secas, ondas de frio e de calor, afetando populações e até a dinâmica da economia.

Thiago Mendes cita também que com estas reduções, o país tem chances de avançar para a meta do Acordo de Paris, que foi aprovado por 195 países, em uma tentativa de resposta global à ameaça da mudança do clima.

“Não existiria vida no planeta Terra se não existisse o processo do chamado efeito estufa. O que está acontecendo, principalmente da Revolução Industrial para cá é que nós, como civilização, estamos emitindo muito mais gás de efeito estufa, o CO2, do que a Terra tem capacidade de absorver. Novamente, não podemos descansar, mas é uma ótima sinalização que a gente consegue antecipar algumas delas e aumentar a nossa possibilidade de avançar para a meta do acordo de Paris.”

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, além da redução do desmatamento, os principais fatores que permitiram antecipar o cumprimento da meta foram a gestão de áreas protegida e o Cadastro Ambiental Rural.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui