27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Campeonato Brasileiro de Judô reúne 500 atletas de sete Estados na Arena Amadeu Teixeira

Reunindo aproximadamente 500 atletas de sete Estados brasileiros, tem início nesta sexta-feira (27/04), a partir das 9h, o Campeonato Brasileiro de Judô – Regional 1, que será realizado na Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira).

O evento, que termina no domingo (29/04) e é organizado pela Federação Amazonense de Judô (Fejama) e coordenado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A expectativa é de que pelo menos cinco mil pessoas passem pela competição, que será aberta ao público.

Com a participação de Estados do Norte e Nordeste do País, como Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Maranhão, Piauí e Ceará, o campeonato será realizada nas categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sênior, tanto no gênero feminino quanto no masculino. Para os inscritos no sub-18, sub-21 e sênior, o resultado será uma pontuação no ranking nacional da modalidade, já os medalhistas do sub-13 e sub-15 estarão automaticamente classificados para o torneio em sua etapa nacional.

Expectativa – Para o presidente da Fejama, Aldemir Duarte, o Amazonas, que já tem 146 inscritos no Regional 1, tem grandes chances de repetir o feito de 2017, quando foi campeão do Regional, realizado no Pará. Além disso, Aldemir afirma que tudo está sendo preparado para receber as delegações, que chegarão a partir de amanhã, na capital.

“O judô tem crescido muito nos últimos anos e o Amazonas é um grande polo, tanto é que ocupa a 6º posição no ranking nacional. Estamos em casa e estamos providenciando tudo para o evento ser um sucesso, como foram as outras edições, e com mais atletas em 2018, nossa meta é conquistar o bicampeonato e promover uma excelente competição dentro de casa”, afirmou.

Superação – O monitor de defesa pessoal e faixa preta de judô, João Moura, de 18 anos, tem se preparado muito para a competição em Manaus. Atleta da Associação Comunitária de Pais e Alunos de Judô do Amazonas (Acopajam), participou, dentre outras competições em que já foi medalhista, do brasileiro sub-18, em 2016, conquistando o ouro na fase regional e o bronze na etapa nacional. Já em 2017, sagrou-se campeão nas fases estadual e regional do brasileiro sub-21, e este ano quer buscar mais títulos para o Amazonas.

“Tive de recuperar o tempo perdido porque no mês de fevereiro deste ano, adoeci (caxumba) e fiquei bastante debilitado. Com isso perdi cerca de sete quilos e resolvi baixar de categoria, da Meio-médio (-81kg) para a Leve (-73kg). Este ano, fui campeão da vaga para disputar o sub-21 no brasileiro e estou confiante em minha preparação, que acontece diariamente das 19h30 às 21h30, na Acopajam, além de treino de jiu-jítsu na Academia Orley Lobato, das 12h às 13h. Darei o meu melhor no tatame e farei de tudo para trazer a vitória em minha categoria”, destacou.

Amor ao esporte – A judoca faixa preta Thayna de Ceselles, de 26 anos, começou a treinar judô com oito anos e desde lá não parou mais. Atleta da Fort Judô Clube e medalhista em várias competições estaduais e nacionais, participou de campeonatos como jogos escolares, jogos universitários, amazonenses, brasileiros e, de modo especial, do Brasileiro Sênior, em 2013, ocasião em que conquistou a segunda colocação em sua categoria. Este ano, por conta de um tratamento no joelho, decidiu não disputar como atleta, mas sim fazer o exame para ser árbitra nacional “C”.

“Sou atleta há muitos anos e amo o esporte que pratico. Este ano irei fazer teste para ser árbitra nacional “C, o que me dará aptidão para arbitrar campeonatos regionais, brasileiros, entre outros. Estou bem ansiosa e a sensação que tenho é a de pré-competição, como se eu fosse lutar. Tanto lutando quanto arbitrando, estarei representando a modalidade que pratico e que escolhi para minha vida. A única diferença são os objetivos, pois como atleta eu almejava o pódio e, como árbitra, almejo a aprovação a nível nacional”, explicou.

FOTO: DIVULGAÇÃO

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui