‘Caravana da Cultura’ deixa legado artístico em Parintins

A iniciativa contou com pockets de espetáculos teatrais, revitalização de muros, oficinas de carimbo e graffiti, entre muitas outras atividades

Durante quatro dias, a “Caravana da Cultura”, projeto do Governo do Amazonas, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), integrou diferentes vertentes artísticas nas ruas e praças de Parintins, com artistas de Manaus e da Ilha Tupinambarana.

A iniciativa contou com pockets de espetáculos teatrais, trupe de palhaços, revitalização de muros, oficinas de carimbo, graffiti, tecido aéreo, sessões de filmes, encontro com realizadores audiovisuais, stand up e visita do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram as atividades propostas pela “Caravana”. O secretário de Cultura, Denilson Novo, conta que a ação mobilizou o público e artistas locais a ponto de serem criadas atividades para atender as novas demandas no município.

“Parintins é um celeiro de inúmeros talentos. Neste ano, com a ação integrada de todo o Governo do Amazonas, conseguimos, por meio da Secretaria de Cultura, gerar novas oportunidades para a diversidade artística do município, promovendo novos atrativos à população local e aos turistas. Estamos fomentando o desenvolvimento de novos potenciais que muito podem contribuir para a expansão econômica e cultural de Parintins. Sem dúvida, a cultura e o conhecimento são os caminhos mais promissores para o fortalecimento de todo o Amazonas”.

Legado – Em Parintins, a “Caravana da Cultura” deixa um legado. Os muros revitalizados por Turenko Beça, Raiz Campos e Romahs Mascarenhas, junto com estudantes e artistas, foram o início de outras ações que acontecerão na cidade, isso porque materiais foram doados para que os alunos e artistas envolvidos na revitalização continuem a produção.

O cadastramento de artistas locais feito pela SEC fará circular o talento do parintinense em outras edições da “Caravana da Cultura”, que acontecerão ao longo do ano.

Formação teatral e intercâmbio – Além disso, a SEC investirá em formação de teatro local e realizará um intercâmbio de artistas entre Parintins e Manaus em uma exposição prevista para os próximos meses.

Taciano Soares, secretário executivo da SEC, destaca a importância da “Caravana” para o fomento da cultura no Estado.

“A ‘Caravana’ é a efetiva ocupação das cidades do Amazonas com a difusão das artes e o fomento à produção local. Isso é mais que necessário, é urgente, porque o Estado do Amazonas, com sua complexidade étnica, geográfica, identitária e cultural, precisa de uma política pública que efetivamente corrobore para a efervescência cultural do Estado”, comenta.

Ministério da Cultura – No dia 29 de junho, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão chegou na Ilha Tupinambarana acompanhado do secretário de Cultura, Denilson Novo.

Juntos, eles visitaram o Bumbódromo, no local de concentração dos bumbás e acompanharam as ações da “Caravana da Cultura” em diversos pontos da cidade, além de assistirem a apresentações dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro de Parintins.

Aprovação do Público – Turistas e parintinenses aprovaram as intervenções culturais no município.

O casal Alailse de Castro e Odacir Cruz estava assistindo a intervenção que aconteceu no fim da tarde de 1º de julho, na Praça da Catedral, com a família. Eles contam que já tinham assistido a uma peça teatral no início da “Caravana da Cultura” e voltaram para acompanhar mais intervenções.

“Viemos de Tefé para assistir ao Festival de Parintins e, na primeira noite, enquanto estávamos passeando pela praça, assistimos a uma apresentação teatral e gostamos muito. Achamos muito interessante e resolvemos voltar para assistir mais intervenções”, disse. “Esperamos que a ‘Caravana da Cultura’ vá até o município de Tefé para que os nossos jovens possam usufruir da arte”.

FOTO: Michael Dantas/SEC