25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

“Cérebro saudável por toda a sua vida” é tema do Mês do Alzheimer

Em setembro, escolas de ginástica para o cérebro estarão de portas abertas oferecendo oficinas de memória gratuitas para incentivar a população a manter o cérebro ativo

O dia 21 de setembro é considerado Dia Mundial do Alzheimer, uma doença que – infelizmente – ainda não tem cura, porém é possível trabalhar em sua prevenção de diversas formas. Manter a mente ativa é uma delas.

Por isso, durante todo o mês de setembro, o SUPERA Ginástica para o Cérebro promove oficinas de memória gratuitas para pessoas de todas as idades em mais de suas 300 unidades pelo Brasil.

A ação visa incentivar a população a cuidar da saúde do cérebro e conscientizar acerca dos benefícios de exercitá-lo sempre.

“Toda a população está convidada a conhecer nossas ferramentas que tiram o cérebro da zona de conforto de forma divertida e desafiadora. Além de melhorar a performance, os exercícios para o cérebro são importantes para a aprendizagem e o adiamento de declínio cognitivo”, conta Antônio Carlos Perpétuo, presidente fundador do Método SUPERA.

Ficar mentalmente afiado e enfrentar o declínio cognitivo natural relacionado ao envelhecimento está se tornando uma prioridade máxima, uma vez que a expectativa de vida está aumentando no mundo.

Segundo dados do IBGE, em 2030 terá mais idosos do que crianças pela primeira vez na história do Brasil. Em 2050, um em cada três brasileiros terão a idade maior que 60 anos.

A expectativa de vida aumentou, mas de nada adianta chegar aos 90 sem independência e saúde mental. Com cérebro ativo, é possível manter-se jovem, trabalhando, viajando, empreendendo e comemorando novas conquistas. A ginástica cerebral promove bem-estar, qualidade de vida e, principalmente, longevidade.

MAS POR QUE “POR TODA A VIDA”?

A neurociência já comprovou que o cérebro começa apresentar declínio do desempenho cognitivo antes mesmo dos 30 anos de idade, quando temos os primeiros lapsos de memória, dificuldades para se concentrar e lentidão de raciocínio.

Um estudo realizado pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, concluiu que as habilidades cognitivas e as conexões neurais começam a sofrer uma queda a partir dos 25 anos de idade.

A boa notícia é que o cérebro compensa parte do declínio cognitivo, baseando-se em experiências e conhecimentos adquiridos. Isso significa que seguir aprendendo coisas novas e “rechear a mente” com experiências e informações de qualidade e manter a mente ativa podem ajudar a compensar parte da perda cognitiva.

“A ginástica para o cérebro ativa as conexões entre os neurônios, que nós chamamos de sinapses. Assim, conquistamos uma rede de neurônios mais forte e robusta, fazendo com que as habilidades sejam desenvolvidas com base no conceito de neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos”, diz Solange Jacob.

Os alunos da rede SUPERA são as maiores provas dos benefícios da ginástica cerebral. Em 12 anos, mais de 100 mil pessoas já treinaram o cérebro no SUPERA e podem dar depoimentos positivos sobre seus resultados.

“Eu sentia necessidade de exercitar o cérebro, principalmente porque tenho caso de Alzheimer na família. O curso veio em boa hora, com minha aposentadoria. Percebi melhoras na memória, nas atividades do dia a dia, como lembrar onde guardei as coisas, horários de consultas médicos e outras tarefas”, afirma a aluna Maria Santana de Souza, 71 anos, aluna do SUPERA Londrina (PR).

“Depois que comecei a praticar ginástica para o cérebro, retenho com muito mais facilidade o que leio ou escuto, além de conseguir fazer até cálculos mentalmente. Também ajudou a melhorar minha autoestima e segurança, o que faz com que eu me posicione melhor diante de várias situações do cotidiano”, conta Priscila Webber, de 36 anos, aluna do Método SUPERA Passo Fundo (RS).

COMO FUNCIONA A GINÁSTICA CEREBRAL?

Dentro das salas de aula do Método SUPERA, são utilizadas ferramentas inovadoras que podem ajudar a potencializar as habilidades cognitivas, socioemocionais e éticas. Os alunos praticam o ábaco – um instrumento milenar para cálculos -, jogos de tabuleiro coletivos e individuais, jogos online, dinâmicas, vídeos e neuróbicas (atividades aeróbicas para os neurônios).

A metodologia foi 100% desenvolvida por Antônio Carlos Perpétuo, presidente da rede, junto à uma equipe de pedagogos e neurocientistas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais importantes para o aprendizado, a carreira e a vida pessoal.

Novidade, variedade e desafio crescente: é disso que o cérebro precisa para manter-se ativo e saudável e é exatamente esta a base da metodologia das aulas de ginástica para o cérebro.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui