Cetam bate 186 mil vagas e atinge meta em 2018

Após declínio no número de vagas entre 2014 e 2017, o Cetam salta de 90 mil para mais de 186 mil vagas e tem previsão de fechar o ano com 195 mil

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) atingiu importante meta para a formação e qualificação da mão de obra do Amazonas. A instituição aumentou em 102% o número de vagas ofertadas este ano, em relação a 2017, cuja oferta foi de 90 mil. Neste ano, até o momento foram ofertadas mais de 186 mil. Porém, mais do que ampliar vagas, criou novos cursos com grande demanda no mercado de trabalho e investiu na qualidade do material didático e preparo da equipe multiprofissional.

Um exemplo disso é o curso técnico em Mecatrônica, com Ênfase no Ensino da Robótica, que iniciou nesta semana para 80 alunos no Instituto Benjamin Constant, com carga horária de 1.400 horas/aulas. Dentre os novos alunos, a universitária Keyla Cristina, 18, estudante de Engenharia Elétrica, está entusiasmada com o novo curso do Cetam. “Fiquei sabendo que iria abrir o processo seletivo do Cetam através dos meus amigos. Quando eu vi que ia ter Mecatrônica, eu procurei pesquisar ainda mais a área, porque é uma área que eu posso me especializar na faculdade. Eu quero aproveitar bastante a oportunidade”, afirma.

Segundo Fernando Silva, 19, estudante de Engenharia de Materiais, o curso técnico em Mecatrônica é o caminho mais curto para conseguir emprego, experiência profissional e ter uma renda. “Como o curso só tem duração de apenas dois anos, é a oportunidade de adentrar no mercado de trabalho de forma mais rápida, em relação à graduação, que demoraria muito mais tempo”, compara.

O novo curso surgiu da demanda do Polo Industrial de Manaus de contratar profissionais aptos a manusear e controlar as novas tecnologias da indústria 4.0, que aliam automação industrial, robótica e controle do sistema de produção de forma remota. “Este tem sido o nosso trabalho. Identificar a carência de mão de obra e ofertar cursos que supram a necessidade da indústria e comércio do nosso estado”, declara a diretora acadêmica do Cetam, Arlene Bonfim.

Metas – Em 2018, já foram ofertadas mais de 186 mil vagas em cursos de formação técnica, qualificação profissional e inclusão digital, na capital e no interior. A meta é atingir 195 mil vagas até o final deste ano.

“Para aumentar consideravelmente o número de vagas, no início deste ano, o Cetam reviu suas metas, analisou as demandas do mercado de trabalho. Com isso, verificamos que a população precisava de mais cursos diversificados. Mas não estamos falando só de números. Alinhados a isso está a qualidades desses cursos, investimento na rede física, na qualificação da equipe e em todo um conjunto estratégico. Quantidade versus qualidade”, ressalta a diretora.

Abertura de cursos – No próximo dia 20 (quinta-feira) de setembro serão abertas inscrições para cursos de qualificação profissional nas áreas de: Assistente Administrativo, Informática Básica, World e Excel Avançado, Fotografia, Tranças e Penteados, Design de Sobrancelhas, Manicure, Maquiagem, Confecção de Bolsas Artesanais, dentre outros. O início das aulas está previsto para o dia 1º (segunda-feira) de outubro deste ano.

Para fazer a inscrição o candidato deve acessar o site http://www.cetam.am.gov.br ou o link http://inscricao.cetam.am.gov.br/, das 6h às 17h ou enquanto houver vaga, e preencher o formulário de inscrição online.

Fim do prazo de inscrições – Encerra nessa quinta-feira (13/09), o período de inscrições para a Seleção dos Cursos Técnicos, e Especializações Técnicas do Cetam, para início no primeiro semestre de 2019. Os interessados devem acessar http://www.concursoscopec.com.br/151-pss2019-1/concurso/exibir.html.

FOTO: BRUNO ZANARDO/SECOM

Compartilhe