27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Cirurgia bariátrica – Benefícios que vão além da estética

A cirurgia bariátrica ou cirurgia de obesidade, como é mais conhecida, chega a ser realizada em 100 mil pacientes por ano no Brasil. O professor de Comunicação Social, André Imbroisi, de 35 anos, fez o procedimento há três anos atrás e melhorou significadamente a qualidade de vida. “Eu tinha 196 quilos. Hoje eu estou com 106 quilos. Perdi 90 quilos neste processo. Minha vida agora é outra. Hoje eu pratico esporte, sou federado de vela, já ganhei algumas regatas. E a autoestima mudou completamente. Gosto de sair mais, gosto de me expor mais, comprar roupa, estar antenado com a moda, sair mais com a esposa, sair mais com os amigos…”

Quem dá mais detalhes sobre os tipos de cirurgias mais utilizadas é o cirurgião do aparelho digestivo, Alexandre Chartuni. “A cirurgia mais realizada atualmente no Brasil é o Bypass Gástrico, em que a gente faz o grampeamento, uma diminuição, do tamanho do estômago e faz uma conexão do intestino ao estômago criado. Existe também a Gastrectomia Vertical, em que a gente faz apenas a retirada de um pedaço do estômago. Existe também quando a gente coloca um anel de silicone ao redor da porção mais superior do estômago e esse anel é inflável. Então a gente consegue aumentar o volume deste anel e causar uma restrição a passagem do alimento.”

A endocrinologista Cristina Blankenburg, explica que a indicação para a cirurgia é feita após, no mínimo, dois anos de acompanhamento e tratamento clínico para obesidade sem que o paciente tenha conseguido atingir o objetivo terapêutico. “O ideal é que a gente tenha o acompanhamento da endocrinologista, da nutricionista, antes da gente ir para o processo da cirurgia.”

Segundo um estudo do Ministério da Saúde, o número de brasileiros obesos cresceu muito na última década, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

Reportagem, Cintia Moreira.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui