Comissão de Transporte e Mobilidade teve participação ativa no setor em 2014

Com um trabalho focado no diálogo sobre questões de mobilidade urbana na cidade de Manaus, apontado como um dos maiores problemas do Estado, a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Assembleia Legislativa do Amazonas (CTTM-Aleam) realizou uma gama de atividades em 2014. O presidente da comissão, deputado estadual Marcelo Ramos (PSB) avalia que, apesar de ter sido um ano eleitoral, as atividades realizadas neste ano foram positivas.

Entre agosto e dezembro a comissão realizou duas reuniões internas; seis audiências públicas; um requerimento; duas participações em eventos; analisou quatro Projetos de Lei, devolvendo dois pendentes por não haver tempo hábil para apreciação. No primeiro semestre haviam sido realizadas 16 atividades inerentes ao segundo semestre, totalizando 29 atividades.

Ao avaliar as atividades realizadas pela CTTM-Aleam, Marcelo Ramos disse que foi travado um debate profundo sobre o monotrilho e o BRT para evitar que situações equivocadas fossem executadas. Daí o fato, segundo o dirigente da comissão, ter tido o cuidado de apresentar alternativas ao que estava sendo tratado com relação ao tema monotrilho e BRT que findou não acontecendo.

Além disso, a CTTM-Aleam teve o cuidado de debater a questão da mudança no incentivo fiscal para a aviação regional, visando baratear esse serviço, além de um esforço no sentido de garantir a regulamentação do transporte fluvial, o principal modal de passageiros e cargas entre a capital e o interior amazonense. “Nesse modal não tem regulamentação alguma, nós lutamos por isso, mas não conseguimos”, lamentou.