Congresso Norte e Nordeste de Medicina Intensiva abre inscrições para cursos de atualização na área

A partir desta semana estarão abertas as inscrições para quatro cursos (VENUTI, CAMI, TENUTI e CAMIP) que antecederão o Congresso Norte e Nordeste de Medicina Intensiva (CONNEMI), que será realizado nos dias 24 e 25 de abril de 2015, reunindo no Amazonas mais de 600 pessoas de todo o Brasil.

Com carga horária de 20h, os cursos pré-congresso, marcados para 22 e 23 de abril de 2015, prevêem a revisão e atualização de conteúdos relevantes para áreas específicas da medicina intensiva. As inscrições deverão ser realizadas no site www.connemimanaus.com.br.

Tendo como público alvo intensivistas, emergencistas e pneumologistas, o curso VENUTI revisará as técnicas ventilatórias a serem aplicadas nos principais cenários clínicos e apresentará as mais recentes evidências científicas sobre o tratamento da insuficiência respiratória aguda. Com 40 vagas disponíveis, as aulas serão ministradas pelos instrutores Alexandre Isola, Jorge Valiatti e Ricardo Goulart.

O Curso de Atualização em Medicina Intensiva (CAMI), que dispõe de 200 vagas, esclarecerá as principais informações sobre o desempenho cotidiano mais eficiente por parte dos profissionais envolvidos em Terapia Intensiva. A instrução será realizada pelos especialistas com ampla experiência e conhecimento técnico e científico, André Japiassu, Flávio Nácul e Moyzés Damasceno.

Já a programação do curso de Terapia Nutricional em UTI (TENUTI), que possui 40 vagas abertas, incluirá aulas teóricas, discussões de casos e aulas práticas interativas sobre conceitos em Terapia Nutricional voltados ao paciente de UTI. As aulas serão conduzidas pelos especialistas Diogo Toledo e Valéria Abrahão Rosenfeld.

Ministrado pelos profissionais Albert Bousso, Eduardo Juan Troster, Olberes Vitor Braga de Andrade, o curso de atualização em Medicina Intensiva Pediátrica (CAMIP) da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), tem caráter teórico e visa renovar os conhecimentos essenciais sobre a disciplina. O curso possui 100 vagas, podendo ser aumentadas de acordo com a demanda.

Segundo a presidente da Sociedade Amazonense de Medicina Intensiva (SATI), a médica Liane de Oliveira Cavalcante, os cursos pré-congresso garantem a reciclagem de conteúdos importantes para todos os profissionais envolvidos na área. “É necessário realizar atividades que tragam atualizações e promovam o aprimoramento científico. Os cursos pré-congresso têm a missão de garantir que todo conhecimento seja instruído e passado aos profissionais pelos maiores especialistas no assunto”, afirmou.