Consulta Pública Online da Política Florestal encerra nesta sexta-feira, dia 6

O secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, encerra, nesta sexta-feira (06/07), a Consulta Pública Online para a elaboração da Política Florestal do Estado, que teve início em junho, no auditório da Universidade Paulista (Unip), no bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus.

De acordo com Dutra, as audiências presenciais encerraram no dia 25 de junho e todo o processo faz parte do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Estado do Amazonas (Profloram), coordenado pelo Instituto Piatã e a Gopa, financiado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento – KfW.

O evento está sendo realizado pelo Instituto Avaliação Pesquisas Projetos e Pesquisas Socioambientais em parceria com a Sema e o Ipaam. O público que não pôde comparecer às duas Consultas Publicas presenciais realizadas na Unip, tem até as 23h59 desta sexta-feira (06/07) para registrar seus últimos comentários e opiniões no endereço eletrônico [email protected]

A Consulta Pública teve início no dia 12 de junho e para participar não é necessário fazer cadastro. Para Marcelo Dutra, o momento é oportuno à implementação do Novo Código Florestal, à gestão de Unidades de Conservação e à Lei de Gestão de Florestas Públicas, que vêm sendo recorrentemente pautados pela sociedade civil e órgãos de controle.

O secretário da Sema e presidente do Ipaam reforçou que a participação da sociedade é muito importante para ajudar o Amazonas a lançar o Marco Regulatório da Floresta. “Estamos diante daquele que será o instrumento a ser remodelado conforme nós nos apropriemos dos nossos conhecimentos gerados nessa região, e pra isso é importante que nós façamos o máximo de participação tanto nas audiências públicas, quanto no site que está no ar”, observou.