Creche da capital realiza o Festival da Semana do Bebê Manauara

17.08.18 Creche Municipal realiza o Festival da Semana do Bebê Manauara. Fotos: Cleomir Santos.

Mais de cem pais e responsáveis das crianças que estudam na Creche Municipal Maria Aparecida Silva Dantas, localizada na avenida Autaz Mirim, zona Leste de Manaus, participaram na manhã desta sexta-feira, 17/8, do Festival da Semana do Bebê Manauara, que oferece palestras voltadas para alimentação, saúde e higiene do bebê.

O evento é coordenado pelo Grupo de Trabalho da Primeira Infância Manauara, em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (Semsa), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), além do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), United Way Brasil e Agência da ONU para Refugiados (Acnur). As atividades acontecem até o fim do mês de agosto em comemoração ao “Agosto Dourado”, promovido pela Prefeitura de Manaus.

Durante o evento, foram oferecidas aos participantes rodas de conversa sobre saúde, higiene e ainda receberam orientações sobre a caderneta de saúde da criança e Bolsa Família.

A unidade atende atualmente 260 crianças, de 1 a 5 anos, com turmas de maternal 1, 2 e3 e ainda 1º e 2º períodos da Educação Infantil. De acordo com a gestora da unidade, Idalina Couto Weil, a ação é de suma importância para orientar os pais sobre alimentação correta que a criança deve receber. “Alguns pais ainda são resistentes em relação à amamentação. Muitos acreditam que a partir dos 6 meses do bebê o leite não sustenta mais e nós estamos aqui para orientá-los da melhor forma possível na alimentação e na higiene das crianças”.

Segunda a gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, a secretaria já incentiva as mães a amamentar os filhos antes mesmo de fazer parte do movimento que iniciou em 2014. Quando as creches começaram a fazer parte do movimento a favor do aleitamento, atividades de conscientização já eram desenvolvidas com eles. Hoje, com essa parceria entre as secretarias municipais e os outros órgãos envolvidos, a ação ganhou mais força e muitas mães que já estavam pensando em parar de amamentar, já estão voltando atrás.

A dona de casa Kamila Santos, mãe da pequena Ana Karolina, de 3 anos do maternal 3, conta que a filha parou de mamar por conta própria. Ela disse, ainda, que as palestras serviram para esclarecer e aprender mais sobre a higiene bucal. “Eu escovo os dentes da minha, desde quando começaram a nascer, utilizando a escovinha de dedo. Hoje, eu uso a escova e o creme dental de acordo com a idade dela, mas eu não sabia que era necessário também escovar a língua”.