31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Crianças desaparecidas é tema de debate em Manaus

O Conselho Federal de Medicina (CFM) quer chamar a atenção da categoria médica e da população para um problema que é nacional: cerca de 50 mil crianças desaparecem por ano no país. Com apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam), o CFM realiza, no dia 31 de julho, o III Seminário sobre Crianças Desaparecidas.

O estado do Amazonas foi escolhido pelo CFM por ser considerado uma rota de tráfico humano. De acordo com dados compilados pelo CFM, estima-se que, no mundo, o total de casos de desaparecimento de crianças e adolescentes chega a 25 milhões. “O número de desaparecidos é muito maior do que as pessoas imaginam. Por isso é tão importante que os profissionais notifiquem qualquer tipo de violência que podem indicar uma situação irregular. Defendemos o lugar dos médicos junto à população”, ressaltou Ricardo Paiva, membro da Comissão de Ações Sociais do CFM.

A programação do encontro destaca a palestra “A implementação dos Plids no Brasil” com a promotora de Justiça e coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid) do Ministério Público de São Paulo, Eliana Vendramini. “Há tanto por fazer em temática tão séria, mas historicamente relegada pelo direito brasileiro. É preciso uma união de esforços diante de situação tão desesperadora”, relata a promotora.

Participação – Na ocasião, os participantes serão convidados a debaterem por políticas públicas no setor e a aderirem ao abaixo-assinado em defesa da efetivação do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. O evento começará às 9h no Auditório do CRM, localizado na Av. Senador Raimundo Parente, 6 – Pça. Walter Góes – Alvorada, Manaus (AM).

O III Seminário sobre Crianças Desaparecidas é aberto a comunidade, profissionais da saúde e entidades representativas. A participação do Seminário é gratuita e para garantir a vaga o interessado deve preencher formulário específico no site www.eventos.cfm.org.br.

SERVIÇO:

III Seminário sobre Crianças Desaparecidas
Data: 31 de julho
Horário: de 9 às 13h
Local: Sede do Cremam – Av. Senador Raimundo Parente, 6 – Pça. Walter Góes – Alvorada – Manaus
Inscrições gratuitas: www.eventos.cfm.org.br

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR:

9h – Abertura
Henrique Batista e Silva – secretário-geral do Conselho Federal de Medicina (CFM)
José Bernardes Sobrinho – presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam)

9h20 – Palestra “O problema e os números do desaparecimento”
Ricardo Paiva – Comissão de Ações Sociais do CFM

9h40 – Palestra “A implementação dos Plids no Brasil”
Eliana Vendramini– Promotora de Justiça e coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid) do Ministério Público de São Paulo

10h – Exposições:

Visão da Sociedade de Pediatria – Elena Marta, presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria
Visão da Sociedade Civil
Visão da Polícia Civil do Estado
Visão do Ministério Público do Estado

10h40 – Debates

12h30 – Encerramento e Proposições

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui