Crianças e adolescentes de Manaus conhecem o Departamento de Operações Aéreas da SSP-AM

Mais de 120 crianças e adolescentes de diferentes zonas da cidade de Manaus participaram no fim de agosto de uma visita ao hangar do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O grupo faz parte do projeto Bombeiro Operacional, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

No hangar, as crianças e adolescentes dos bairros Alvorada, Compensa, Parque Dez (Comunidade União), Glória e Nova Cidade conheceram as aeronaves e suas especificações. O Departamento conta com dois helicópteros Esquilo AS350 B3, um helicóptero Schweizer S300 e um avião anfíbio Super Petrel LS.

“Elas tiveram contato com os materiais e equipamentos utilizados pelos tripulantes, conheceram a estrutura do hangar e aprenderam em quais situações as aeronaves podem ser empregadas”, explicou o delegado Edval Araújo, piloto e gerente de Segurança Operacional do Dioa.

Ao final da visita, seis alunos que são destaques no projeto dos Bombeiros foram nomeados pelo subtenente Sales, coordenador do projeto, para participarem de um passeio em uma aeronave Águia 02.

Cidadania e civismo – O projeto Bombeirinho Operacional foi criado para contribuir com a formação de crianças e adolescentes com valores de cidadania e civismo, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente. Além disso, as crianças e adolescentes participam de ações básicas de saúde nos bairros em que residem.

O Departamento de Operações Aéreas foi instituído na estrutura da Secretaria de Segurança em julho deste ano, para planejar, coordenar e executar o controle de todas as atividades referentes ao emprego de aeronaves geridas pela SSP-AM, tanto nas missões de segurança quanto de Defesa Civil.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM