DataFolha: Bolsonaro segue na liderança (26%); Ciro e Haddad tem 13%

© AFP 2018/ Nelson Almeida

O DataFolha divulgou na noite desta sexta-feira (14) o resultado da primeira pesquisa após a oficialização de Fernando Haddad como candidato à presidência do PT. Concorrente ao Planalto pelo PSL, Jair Bolsonaro, segue na dianteira com 26%. A segunda posição é disputada por Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT), ambos com 13%.

Em seguida, está o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com 9%. Com a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Marina Silva (Rede) está empatada com o tucano, com 8% da preferência dos eleitores.

Henrique Meirelles (MDB), Álvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo) aparecem com 3%. Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% dos votos. João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. 13% dos eleitores disseram que vão votar nulo ou em branco e 6% não responderam.

Na pesquisa de candidatos em que o eleitor não votaria de jeito nenhum, Bolsonaro também lidera. O deputado aparece com 44% das rejeições, seguido por Marina (30%), Haddad (26%), Alckmin (25%) e Ciro (21%). Todos os outros concorrentes receberam menos de 20% de rejeição.

A pesquisa ouviu 2.820 eleitores entre quinta (13) e sexta-feira (14).

Reportagem, Clara Sasse