Defensoria inicia uso de software para agilizar atendimento na área da família pelo Disk 129

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) começou a usar o programa Sistema Solar, desenvolvido pela Defensoria Pública de Tocantins e cedido à DPE-AM mediante termo de concessão, visando otimizar o atendimento da população manauense na área da família da unidade que funciona no Pronto Atendimento ao Cidadão Shopping Via Norte (PAC Via Norte).

Além de agilizar o atendimento ao assistido do shopping que telefona para o Disk 129, o programa vai permitir um grande salto de qualidade no atendimento, hoje feito pelo Sistema Proton. Isso porque vai possibilitar um maior intercâmbio de informações direcionando o assistido para a unidade onde vai receber o atendimento presencial para a área da família. E o assistido vai receber via e-mail a confirmação do agendamento, informou o defensor Ricardo Queiroz Paiva, diretor da Divisão de Informação e Tecnologia (DIT) da DPE-AM.

E futuramente, vai facilitar a busca pelos casos já cadastrados e seus acompanhamentos. O novo sistema já é utilizado com sucesso pelas Defensorias de Estados brasileiros, como de Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Rondônia e Distrito Federal.

As experiências com o uso do Sistema Solar em outras Defensorias geram expectativas boas porque ele é um software direcionado para o atendimento, agilizando e modernizando o processo de atendimento do assistido da Defensoria.

O defensor público geral, Rafael Barbosa, afirma que a implantação do sistema é mais um passo dado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas para atender melhor o assistido que busca o órgão.