Detran-AM cria ‘Vistoria Reversa’ para facilitar a vida de condutores com licenciamento em atraso

A partir de agora, os donos de veículos com licenciamento em atraso poderão regularizar seus débitos junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) sem a necessidade de antes ter que levar o veiculo para vistoria. A novidade, denominada “Vistoria Reversa”, será oficializada nesta quarta-feira (04/07), pelo diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, às 11h, na sede do órgão.

Atualmente, o dono de veiculo em atraso com o licenciamento é obrigado a passar pela vistoria para que o sistema libere a emissão dos boletos de pagamento do licenciamento anual, ou seja, Seguro DPVAT, multas e as taxas do Detran-AM. Com a “Vistoria Reversa”, o proprietário poderá emitir e pagar as guias, num prazo de 30 dias após o vencimento do licenciamento, sem a necessidade de vistoria.

“O dono de um veiculo com placa de final 4, cujo prazo venceu no dia 30 junho, poderá fazer o licenciamento até o dia 30 de julho, sem a obrigatoriedade de ter que passar pela vitoria. Já no caso de veículos com licenciamento atrasado há mais de um ano, o dono poderá emitir as guias de pagamento a qualquer tempo, entretanto, só poder receber o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV), após a realização da vistoria”, esclarece Vinicius Diniz.