Detran-AM qualifica agentes escolares para tornar travessias de alunos mais segura

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai treinar funcionários de escolas públicas e particulares para atuarem como agentes escolares de trânsito. De acordo com o diretor-presidente do órgão, Leonel Feitoza, o objetivo do projeto “Agentes Escolares” é tomar mais seguro o acesso dos alunos à escola e também contribuir para a redução dos engarrafamentos nos horários de chegada e saídas de alunos.
Feitoza explica que a ideia de preparar os funcionários das escolas para atuarem como agentes escolares atende uma demanda da rede pública de ensino, que frequentemente registra acidentes com alunos por conta de motoristas que desrespeitam a legislação de trânsito e também, algumas vezes, por imprudência de pais e de alunos, na hora de atravessar a pista, principalmente nas vias de tráfego intenso.

“Como na maioria das escolas não há um pessoa específica para atuar na segurança dos alunos na chegada e na saída da escola, o Detran-AM não poderia ficar omisso diante desta situação. O agente escolar será aquela pessoa preparada para mediar conflitos entre pedestres e condutores na porta da escola, contribuindo para inibir os excessos e imprudência, tanto dos condutores quanto dos pedestres”, afirma Feitoza.

As escolas interessadas em participar do projeto “Agentes Escolares” devem procurar a Gerência de Educação do Detran-AM, no horário das 8h às 14h. Segundo o presidente do órgão, cada escola pode inscrever até dois funcionários, que serão treinados gratuitamente.

Compartilhe