Disputa on-line e gratuita da Copa Multilaser de Matemática estimula alunos do Brasil

Ganhadores terão vagas garantidas para a fase final da Olímpiada Brasileira de Matemática (OBM), que será realizada em 2019

Matemática é uma disciplina temida por muitos estudantes. Para desmistificar a dificuldade com a matéria, a Multilaser – um dos maiores players do segmento de eletrônicos e de suprimentos de informática do Brasil – e a Olimpíada Brasileira de Matemática criaram a Copa Multilaser de Matemática, que busca estimular os alunos e destacar possíveis talentos ainda não descobertos pelo país.

A Copa Multilaser de Matemática é uma competição on-line nacional na qual os estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, podem se inscrever de forma gratuita pelo site www.copamultilaser.com.br até o dia 30 de setembro.

Os competidores, agrupados por região (DDD), disputarão em grupos e os melhores ganham diversos prêmios, além de garantir vagas na fase final da Olímpiada Brasileira de Matemática (OBM) de 2019. Estão na lista de mais de 300 prêmios, entre medalhas e produtos da marca Multilaser.

As provas ocorrerão em três fases, uma por mês, em outubro, novembro e dezembro. Além disso, a competição ocorre em dois níveis: A, destinado para alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e B, para jovens matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio. A pontuação de cada fase é a soma das melhores notas dos 50 melhores estudantes inscritos em cada um dos níveis. Ao todo serão 200 medalhas (35 de ouro, 65 de prata e 100 de bronze).

Segundo Samuel Barbosa, organizador da competição e também da Olímpiada Brasileira de Matemática (OBM), a Copa Multilaser de Matemática é uma etapa importante, que antecede e prepara os participantes para a Olímpiada Brasileira de Matemática e para as competições internacionais. “Queremos cada vez mais e mais estudantes aprendendo e gostando de matemática. As competições nacionais e internacionais promovem o conhecimento, a amizade e a integração, além de abrir oportunidades e revelar muitos talentos, garantindo o futuro para muitos estudantes”, afirma Barbosa.

Para Renato Feder, CEO da Multilaser, o objetivo como patrocinador é promover a educação. “Estamos apoiando o projeto para dar oportunidade a todos, oferecendo uma competição ampla e democrática, com inscrição gratuita e provas on-line que possibilitam a participação de estudantes de todas as regiões do país. Desejamos contar com o conhecimento desses jovens para aplicar a matemática no mercado de trabalho e na nossa indústria”, ressalta Feder.

O Brasil é o país latino-americano com maior número de medalhas na Olímpiada Internacional de Matemática (IMO), totalizando 130 desde sua primeira participação em 1979. É importante ressaltar que os finalistas da Copa Multilaser de Matemática já estarão automaticamente na fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Site: www.copamultilaser.com.br

SOBRE A MULTILASER

A Multilaser é uma das maiores fabricantes de tablets do país e uma das líderes nacionais no setor de telefonia, eletroeletrônicos e informática. Fundada há 30 anos e com um moderno complexo industrial na cidade de Extrema (MG), possui mais de 3 mil funcionários e faturamento anual de R$ 2 bilhões. Além disso, a empresa possui 3 mil produtos diferentes que estão distribuídos em mais de 40 mil pontos de venda. Ganhadora do Prêmio Melhores e Maiores, da Revista Exame, Edição 2018, na categoria Eletroeletrônicos.

SOBRE A OBM

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição para os estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano), do Ensino Médio e para universitários de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Sua coordenação fica a cargo da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM. É atribuição dessa comissão a preparação das provas e soluções da OBM, bem como definir critérios de correção e premiação.

Em 2017, a OBM mudou de formato. No nível universitário ela continua a ser composta de duas fases, mas conta com a inscrição individual por parte do estudante de graduação. Já nos níveis 1, 2 e 3, a OBM é composta de uma única fase, realizada sempre no segundo semestre, apenas para convidados.