Eclipse lunar tem hora marcada com os brasileiros

E nesta sexta-feira, um acontecimento astronômico tem horário marcado com os brasileiros. Por cerca de uma hora e quarenta e três minutos, a Lua será totalmente encoberta pela sombra da terra. Em sua fase parcial, o eclipse terá quase 4 horas e poderá ser visto a olho nu.

O fenômeno tem inicio às dezesseis horas e trinta minutos, quando a Lua ainda não nasceu no Brasil. Então, o melhor momento para ver é quando o satélite nasce em cada cidade. A costa leste do país é privilegiada, pois o fenômeno será mais visível. Recife será a primeira capital a começar a ver o eclipse por volta de dezessete horas e quinze minutos e, por isso, aproveitará por mais tempo. Em seguida, 1 minuto depois, será a vez de João Pessoa.

Os cariocas poderão começar a ver o eclipse às dezessete horas e vinte e seis minutos. Os mineiros poderão ver a partir das dezessete horas e trinta e quatro minutos, já em São Paulo o evento começa às dezessete horas e trinta e nove minutos. Em Porto Alegre, a Lua nasce às dezessete horas e quarenta e seis minutos e na capital do país o fenômeno pode ser visto a partis das dezessete horas e cinquenta e sete minutos.

O eclipse lunar total é mais longo do século 21 e, também é conhecido como “Lua de sangue”, por deixar o satélite com um tom avermelhado.

De Brasília, Talita Viana