23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Economia – Intenção de consumo de famílias aumenta 1,4% em outubro, segundo CNC

As famílias brasileiras apresentaram uma maior perspectiva de consumo. É o que indica o levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC. De acordo com a pesquisa, a intenção de consumo aumentou 1,4% na comparação com setembro. Quando o comparativo é com o mesmo período do ano passado o aumento é ainda maior, registrando um acréscimo de 5,4%. A intenção é medida em uma escala de zero a 200 e alcançou 77,9 pontos.

Newton Marques é economista do Conselho Regional de Economia e professor da UnB. Ele detalha outros aspectos que estão ligadas a esse aumentos nas intenções de consumo.

“Por que as pessoas consomem? É porque ou tem renda, ou conseguiram renda, pagaram suas dívidas ou tiraram da poupança. Isso também são notícias boas, porque com a inflação sob controle os preços estão estabilizados.”

O levantamento analisa sete indicadores para chegar ao resultado final. Dos sete itens analisados, apenas o de Perspectiva Profissional apresentou uma queda. A variação é de uma queda de 0,9%. Já o indicador de Perspectiva de Consumo aumentou 5,4% em comparação a setembro, o maior da série.

Entre as regiões do Brasil, o Sudeste apresentou o maior crescimento, de 2,8%. Já o Nordeste foi o único a apresentar uma queda de 1,6%.

Reportagem, Raphael Costa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui