24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Eleição do CREA-AM acontece nesta sexta-feira na capital e no interior

Engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos vão às urnas, nesta sexta-feira (15 de dezembro), para escolher o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e diretores geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-AM (Mútua-AM). A votação acontece das 9h às 19h (conforme o fuso horário de cada localidade). O mandato compreende o triênio 2018/2020.

Mais de 10 mil profissionais estão aptos a participar do pleito. A capital concentra o maior número de votantes: 9.248. Para abrigar esse contingente, serão disponibilizados três locais de votação: sede do Crea-AM (rua Costa Azevedo, 174, Centro); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – avenida General Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial); e o Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga (avenida Brasil, s/nᵒ, Compensa – próximo à sede do Governo).

No interior, cujo número de votantes é de 871, serão disponibilizadas urnas eletrônicas nos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Tefé, Manicoré e Urucará.

Para saber o local onde votar, o profissional deve acessar o ambiente profissional do Sitac (Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea-AM), por meio do site institucional (www.crea-am.org.br). Só poderão votar profissionais quites com a autarquia até o último dia 14 de novembro, incluindo os vistados (registrados em outros Regionais, porém, contribuintes do Crea Amazonas).

Apesar do voto ser facultativo, a expectativa é de que, conforme o coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER 2017), Mauro Queiroz, seja grande o percentual de comparecimento às urnas. Para votar, é necessário apresentar aos mesários documento oficial com foto, como por exemplo, Carteira Profissional, Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte.

Conheça os candidatos

Neste pleito, concorrem ao cargo de presidente do Confea os seguintes candidatos: engenheiro eletricista Murilo Pinheiro; engenheiro civil Jobson Andrade; engenheiro civil Joel Krüger; engenheiro civil José Ribeiro de Miranda; e o engenheiro civil Urubatan Barros.

Três candidatos disputam o cargo de presidente do Crea-AM: os engenheiros civis Cláudio Guenka, que vem para a reeleição; Afonso Lins, o qual já atuou à frente do Conselho, e Cláudio Machado (Machadão), que concorre pela primeira vez a um pleito do Sistema.

Para o cargo de diretor-geral da Mútua-AM, os candidatos são o engenheiro civil Teishin Guenka, que também vem para reeleição; e o engenheiro cartógrafo Antônio Estanislau Sanches (Prof. Sanches). Para diretor- administrativo da Mútua-AM, lançaram-se candidatos o engenheiro civil Alisson Leão e o engenheiro eletricista Amarildo Lima.

De acordo com o presidente em exercício do Crea-AM, engenheiro civil José Carlos Paiva, a eleição é um momento ímpar de exercício da cidadania profissional, por isso, da relevância da participação maciça daqueles que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua no processo de escolha de seus representantes.

Votação de profissionais do interior

Com o intuito de favorecer a participação nas eleições, profissionais residentes em locais onde não há urna de votação foram realocados para municípios mais próximos, que sediarão o pleito. A capital absorverá os eleitores de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri, os quais votarão na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Já os eleitores de Iranduba e Barcelos, irão votar no Centro Educacional de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga, localizado na avenida Brasil, s/nᵒ, Compensa. Na sede do Crea-AM, votarão também os eleitores de Rio Preto da Eva.

Manacapuru receberá os eleitores de Novo Airão, Anori, Anamã, Beruri e Caapiranga; enquanto os profissionais de Itapiranga, Silves, Urucurituba e Nova Olinda do Norte poderão votar em Itacoatiara. Em Parintins, votarão os profissionais de Maués, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos.

Eleitores de Guajará, Benjamin Constant, Jutaí, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá votam em Tabatinga. Já os profissionais dos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Lábrea e Pauini foram deslocados para Humaitá.

Os profissionais de Codajás poderão escolher seus candidatos em Coari e em Tefé, votam os eleitores de Fonte Boa e Jutaí; em Urucará, votam os que residem em São Sebastião do Uatumã; e em Manicoré, além dos residentes lá, votam profissionais de Borba e Novo Aripuanã.

Foto: Rhenata Guerreiro

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui