Encontro de Ouvidorias receberá técnicos do Amazonas e Porto Velho

Técnicos de municípios amazonenses terão a oportunidade de conhecer a estrutura de uma ouvidoria e optar pela adesão ao Sistema de Ouvidoria do Estado (e-OUV), gratuitamente. A apresentação do sistema acontece durante o Encontro de Ouvidorias do Estado do Amazonas, que terá o tema “De olho no futuro”, e será realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), no dia 4 de julho, em Manaus.

Autoridades e representantes de mais de 30 cidades do interior confirmaram a participação no evento, que acontecerá no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), localizado na avenida Constantino Nery esquina com avenida Pedro Teixeira, Flores, zona centro-oeste da capital, de 8h às 18h.

Ouvidores da cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia (RO), também confirmaram presença no encontro. O evento tem o intuito de promover maior interação entre os ouvidores e fortalecer o sistema de atendimento ao usuário dos serviços públicos. Municípios como Alvarães, Autazes, Juruá, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, entre outros, confirmaram presença no Encontro de Ouvidorias.

Para o prefeito da cidade de Manicoré, distante 393 quilômetros, Manuel Sebastião Medeiros, a iniciativa do Governo do Estado é positiva e contribuirá para a melhoria do atendimento à população de cada município. Ele afirma que a presença dos órgãos estaduais nos municípios é fundamental para o desempenho dos trabalhos. “Os municípios precisam ter o apoio dos órgãos estaduais e a descentralização da ouvidoria em cada cidade permitirá que os serviços aconteçam com maior eficiência. Teremos o retorno da população sobre os serviços oferecidos e consequentemente trabalharemos para a melhoria da qualidade dos trabalhos”, explicou.

O prefeito de Novo Aripuanã, distante 1,2 mil quilômetros da capital, Jocione dos Santos, comenta que tem interesse em conhecer a metodologia de trabalho das ouvidorias e afirma que o evento será oportuno para a disseminação de informação. “A inicia é positiva. Vamos conhecer a forma de trabalho de uma ouvidoria”, disse.

A subcontroladora-geral de Ouvidoria, Seilani Almendros, explica que o Encontro Estadual de Ouvidorias tem a proposta de fortalecer a rede de ouvidorias, incentivar a participação dos usuários dos serviços públicos e consequentemente, potencializar as ações em todo o Amazonas. “O Encontro viabilizará uma troca de informações entre os ouvidores e possibilitará o conhecimento das diversas realidades vivenciadas durante os atendimentos nas diferentes esferas da sociedade. A idéia é fomentar a participação democrática dos cidadãos como agentes estimuladores para uma gestão pública de qualidade”, disse a subcontroladora.

Palestras – O Encontro de Ouvidorias terá como palestrantes: o ouvidor-geral do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro; a ouvidora-geral do Município de São Paulo, Maria Lumena Sampaio; e o representante da Ouvidoria-Geral da União, Marcos Gerhardt Lindenmayer.

Os temas trabalhados serão: ‘O papel da Ouvidoria na mediação de conflitos’, ‘Iniciativas e Oportunidades para o fortalecimento das Ouvidorias’ e ‘O futuro da Ouvidoria: informação, participação e melhoria da gestão’.

FOTO: DIVULGAÇÃO/CGE