Entreposto da ZFM inicia operações nesta terça-feira com armazenamento de ar condicionado

O entreposto da Zona Franca de Manaus no Espírito Santo inicia oficialmente as suas operações nesta terça-feira, 28 de agosto, tendo como primeiro cliente a Daikin Ar Condicionado Brasil, empresa que pertence ao grupo japonês de mesmo nome, um dos gigantes mundiais no segmento. A solenidade acontecerá às 9 horas, nas instalações do Terca – empresa de armazenagem vencedora da licitação para receber os produtos de Manaus, em Cariacica, região metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo, e terá a presença do vice-presidente da Daikin no Brasil, Norihisa Kitamura. O entreposto tem posição logística privilegiada, estando a poucos quilômetros de portos, rodovias federais e aeroporto.

Dentre as autoridades e empresários confirmados para o evento, estão o governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, e o presidente do Grupo Cotia, Eduardo Mangabeira Albernaz.

O contrato com a Daikin, que tem escritórios nas principais capitais do país e unidade industrial na Zona Franca de Manaus, tem duração inicial de 24 meses. “Contaram a nosso favor, para o fechamento do contrato com a Daikin, um estudo logístico competitivo, além dos atrativos do Espírito Santo, como a localização e a proximidade do centro consumidor do País”, explica o superintendente do Terca, Sidemar de Lima Acosta.

“Os produtos virão de Manaus para o Espírito Santo, via cabotagem, e serão distribuídos nacionalmente. Para esta atividade inicial, contratamos 48 profissionais e à medida que aumentar o volume, realizaremos novas contratações para a operação”, afirma Sidemar de Lima Acosta.

Ele destaca, ainda, que os negócios gerados a partir do funcionamento do entreposto irão beneficiar os setores de Cabotagem, Transporte e Armazenagem em geral do Estado do Espírito Santo, além de proporcionar melhor condição logística para as empresas da Zona Franca de Manaus, reduzindo custos e prazos de entrega dos produtos. O entreposto capixaba está preparado para receber mais de mil contêineres, dos mais diversos segmentos e produtos.

Entreposto traz vantagens e ganhos logísticos

O entreposto da Zona Franca de Manaus no Espírito Santo possui uma área de 31 mil metros quadrados, armazém com estrutura verticalizada, docas elevadas, Sistema de Gerenciamento de Estoque (WMS) integrado ao cliente – que proporciona o gerenciamento em tempo real de seu estoque e movimentação. Os processos documentados são certificados pela norma ISSO 9001/2015, seguindo os princípios da metodologia Lean Warehouse, que garante aos clientes o cumprimento dos padrões estabelecidos com qualidade e eficiência em seus processos.

O armazém tem ainda capacidade e expertise para movimentar produtos de diversos segmentos e permite vantagens e ganhos logísticos ao mercado empresarial local e também para as empresas situadas na Zona Franca de Manaus. Um dos atrativos é a suspensão dos impostos na saída dos produtos de Manaus e enquanto permanecerem armazenados em solo capixaba, sendo pagos apenas quando os produtos deixarem o entreposto.

A localização do Estado é outro diferencial que leva as indústrias a escolherem o armazém capixaba para estocar seus produtos. Localizado a 15 quilômetros do Aeroporto de Vitória (Eurico Sales) e a 24 quilômetros do Complexo Portuário da Grande Vitória, proporciona opções do transporte de produtos, via aéreo, por navegação de cabotagem e rodoviário, já que a região é cortada pela BR 101 e próxima à BR 262, contribuindo para melhor fluxo de recebimento e expedição de mercadorias.

“No polo da Zona Franca de Manaus existem mais de 500 indústrias de diversos segmentos. Estamos com a área Comercial prospectando com a possibilidade de finalizar 2018 com outras empresas utilizando nosso entreposto. Isso movimentará toda a cadeia logística do Estado e trará benefícios à população, com a geração de empregos e renda”, finaliza o superintendente do Terca, Sidemar de Lima Acosta.

Localização do entreposto

Rodovia do Governador Mário Covas, 1941, Km 281,3 (Rodovia do Contorno) – Bairro Padre Mathias – Cariacica – Região Metropolitana da Grande Vitória – ES