Equipes da Argentina abrem disputas dos Jogos de Praia Universitário Internacional

As equipes de beach soccer da Argentina, UNPAZ 2 X UNPAZ 1 abrem as disputas dos Jogos de Praia Universitário Internacional (International University Beach Games), nesta terça-feira (05/11), às 16h, na praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Os times brasileiros, Fate-CE X UniNiltonLins-AM entram em quadra, às 17h.

O evento é realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu) e Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

O congresso técnico do torneio foi realizado na manhã desta terça-feira, no Hotel Da Vinci (rua Belo Horizonte, 240 A – Adrianópolis, zona centro-sul). Na ocasião, a coordenação do evento reuniu todos os chefes de delegação e técnicos para passar informações sobre hospedagem e transporte durantes os dias de competição.

Desenvolvimento – O coordenador do Beach Games, Lucas Pontes, ressaltou a importância do congresso técnico, uma vez que ele só pode ser feito a partir da confirmação e chegada das delegações. De acordo com Lucas, o congresso serve para mostrar o desenvolvimento efetivo da competição.

“Nós precisamos da confirmação e efetiva chegada de cada atleta no local da disputa para informá-los sobre o grupamento das equipes e, assim, conseguir confirmar e gerar a parte técnica da competição. Essa reunião técnica serve exatamente para isso, mostrar o desenvolvimento efetivo e como acontecerão as disputas”, disse o coordenador.

Intercâmbio – O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) Luciano Cabral esteve no congresso para informar aos atletas o quão importante é este evento em Manaus não só pela competição, mas pelo intercâmbio, uma vez que antes de serem atletas, os mesmos são estudantes universitários.

“Quando se fala em Manaus, na Amazônia, já se causa uma grande curiosidade. Estamos acostumados a fazer as competições de frente para o mar, agora estaremos de frente para o Rio Negro, que é afluente do maior rio de água doce do mundo, o Amazonas. Então é uma troca de conhecimento de extrema importância para os alunos/atletas. Eles sairão daqui com uma experiência positiva de ter conhecido Manaus, com uma infraestrutura maravilhosa no qual eles terão excelentes referencias”, disse Luciano.

Estrutura do evento é elogiada – A Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), na pessoa do Presidente Alim Maluf Neto elogiou a Praia da Ponta Negra, onde ocorrerá a competição e agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Está tudo muito fantástico, inclusive o local da competição. A praia da Ponta Negra tem uma estrutura excelente para esta competição. Só temos a agradecer o Governo do Estado através da Sejel, que tem nos dado apoio irrestrito e mostrando que realmente se importa com a prática desportiva”, falou Maluf.

A titular da Sejel, Janaina Chagas afirma que as disputas do Beach Games Internacional serão todas de alto nível e, por isso, convida a população a comparecer a Ponta Negra todos os dias do evento. “Em nome do governador Amazonino Mendes, convido as famílias, os amantes do esporte e principalmente os nossos atletas, de qualquer modalidade, para assistirem e também acompanharem essa troca de cultura que o beach games irá nos proporcionar. Será um evento lindo e de alto rendimento”, pontuou a secretária.

Cerimonia de abertura – A abertura do evento será realizada nesta terça-feira (05/12), às 19h, na Praia da Ponta Negra, e contará com o desfile das delegações participantes.

O 3º International University Beach Games acontece na sequência à Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia (LDU), último evento nacional da temporada 2017 da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Programação

Terça-feira 05/12:
• Beach Soccer: 16h às 18h (2 jogos).

Quarta-feira 06/12:
• Beach Hand: 14:00 às 16:15 (3 jogos).
• Beach Soccer: 16:30h às 19:30h (3 jogos)
• Beach Volleyball: 15:00 às 19:15 (10 jogos/2 quadras)

Quinta-feira 07/12:
• Beach Hand: 14:00 às 16:15 (3 jogos).
• Beach Soccer: 16:30h às 19:30h (3 jogos)
• Beach Volleyball: 15:00 às 19:30 (6 jogos/1 quadra)

Sexta-feira 08/12:
• Beach Hand: 14:00 às 16:15 (3 jogos).
• Beach Soccer: 16:30h às 19:30h (3 jogos
• Beach Volleyball: 15:00 às 19:30 (6 jogos/1 quadra)

Sábado 09/12:
• Beach Hand: 08:30 às 10h (2 jogos)
• Beach Soccer: 10 às 13 (03 jogos)
• Beach Volleyball: 08:30 às 11:30 (4 jogos)

FOTO: MAURO NETO/SEJEL