Escolha de novos conselheiros municipais de saúde será nesta sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) promovem nesta sexta-feira, 25/5, eleição complementar para preenchimento de vagas para o cargo de conselheiro municipal no mandato 2018-2021.

O CMS/Manaus é composto por 32 membros titulares e seus respectivos suplentes. Desse total, 25% são escolhidos entre representantes do governo e entidades prestadoras de serviços de saúde, 25% entre representantes de trabalhadores de saúde e 50% entre usuários do SUS. O processo eleitoral complementar vai permitir preencher os assentos que ficaram vagos na eleição realizada no mês de março.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o CMS é um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS e alguns temas só podem ser analisados, votados e aprovados se houver um quórum qualificado de conselheiros, que é representado por dois terços do total de membros.

Marcelo Magaldi afirma que o CMS está passando por uma reestruturação e é importante que os usuários do SUS compareçam aos locais de votação para participar do processo eleitoral, fortalecendo o controle social no município. Somente com um quórum qualificado de conselheiros poderemos aprovar as pautas importantes para a saúde de Manaus.

A votação vai acontecer em seis locais e haverá eleição de representantes de usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), no horário das 8h às 17h, de sexta-feira, 25/05.

Três das nove juntas eleitorais irão funcionar na sede do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), rua Comandante Paulo Lasmar s/n, Conjunto Santos Dumont, bairro da Paz (zona Oeste), para o preenchimento de vagas nos segmentos: representantes suplentes de Associações, Confederações, Conselhos de Profissionais Regulamentados, Federações e Sindicatos; representante suplente de organizações de moradores da zona Oeste; e representante titular e suplente de entidades de aposentados e pensionistas.

Na sede do Disa Norte, localizada na avenida Max Teixeira, 3.723, Cidade Nova, haverá a eleição para representante suplente de organizações de moradores da zona Norte. Na sede do Disa Sul, na avenida Umberto Calderaro, 300, Adrianópolis, acontecerá a votação para representante titular e suplente de entidades ambientalistas. Na sede do Disa Leste, na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, 452, São José Operário, a eleição será para vagas de representante titular e suplente de entidades e povos indígenas residentes no município deManaus.

Também haverá eleição no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, na avenida Duque de Caxias, 1.138, Praça 14 de Janeiro, para titular e suplente de organizações religiosas e de movimentos organizados de mulheres em saúde.

A nona junta eleitoral vai funcionar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Almir Pedreira, na rua 09 de Maio, s/n, Lagoa Verde, para representantes, titular e suplemente, de associações de pessoas com deficiências.