24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Especialista dá dicas para quem deseja conseguir estágio e ingressar no mercado de trabalho

O estágio é um período importante na construção da carreira, por ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. Nessa fase, os estudantes adquirem experiência prática na área que pretendem atuar e têm a chance de fazer contato com profissionais renomados. A especialista em Gestão de Pessoas e assistente de desenvolvimento do setor Carreiras da UniNorte, Elisiane Silva, dá dicas para quem está em busca de uma oportunidade.

O setor de Carreiras da UniNorte foi criado com o objetivo de auxiliar alunos e egressos a conseguir uma vaga no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas, programas de capacitação e atendimento personalizado. O estudante também pode cadastrar-se no site http://uninorte.trabalhando.com/ e ter acesso às vagas disponibilizadas pelas empresas. Em três anos, o Carreiras intermediou mais de 12 mil estágios.

Segundo Elisiane, a primeira dica para quem está em busca de um estágio é ficar atento às competências exigidas pelas empresas, como flexibilidade, boa comunicação, tanto escrita quanto verbal, capacidade de trabalhar em equipe, bom humor e autoconfiança. “Nem todas as pessoas terão todas essas qualidades, mas é possível trabalhar para mostrar as que mais se destacam no seu perfil”, disse.

Outra dica é ficar atento à escrita correta das palavras, porque um dos critérios que mais elimina candidatos em um processo seletivo são os erros frequentes da língua portuguesa.

Durante a entrevista de estágio, o estudante deve ressaltar suas experiências pessoais, como trabalhos voluntários, conhecimento de outro idioma e participação em palestras e eventos. Também é importante estudar a empresa antes da entrevista, saber quais são seus objetivos e valores, porque isso demonstra interesse e desejo de trabalhar no local.

Atrasos nas entrevistas não são bem vistos pelos recrutadores. Por isso, o ideal é chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência. “Se a empresa for distante, uma dica é ir no dia anterior até o local, para conhecer o caminho e saber a melhor forma de chegar”, acrescentou.

Para quem já conseguiu uma vaga de estágio, a principal orientação é para que leve o trabalho a sério. “O estudante deve tratar essa oportunidade como a porta de entrada para o mercado de trabalho. Se o empregador gostar da atuação, provavelmente irá pensar em efetivar o estagiário”, frisou.

De acordo com Elisiane, o estagiário deve fazer perguntas, ter iniciativa, ser flexível, sociável, porque isso ajuda no network, e pedir feedback da empresa sobre o seu desempenho.

O estudante de Engenharia Elétrica da UniNorte, Jodi Lemos, conseguiu no início deste ano, através do Carreiras, sua primeira oportunidade de estágio em uma empresa do Distrito Industrial. Ele diz que a experiência tem sido muito enriquecedora. “Tudo que os professores ensinam na faculdade estou tendo a oportunidade de vivenciar na prática”, ressaltou o estudante, que tem recebido um bom feedback da empresa sobre o seu trabalho e já tem expectativa de ser contratado.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui