27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Estado não alcança a meta e campanha de vacinação é prorrogada até o dia 14

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo. Desta forma, os municípios que ainda estão abaixo da meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças na faixa-etária da campanha, terão mais 12 dias para ofertar as duas vacinas na rede pública de saúde.

Contra o sarampo, a cobertura vacinal no Amazonas era de 92,41% nesta segunda-feira (03/09), o equivalente a 281.764 crianças. Contra a poliomielite, era de 87,66%, num total de 267.269 crianças. A população alvo é de 304.907 crianças para cada vacina.

Manaus, que antecipou a campanha de vacinação para sarampo, entre abril e junho, superou a meta com 103,02% de cobertura. O município aplicou 142.834 doses da vacina. A meta era 138.641. Para poliomielite, a cobertura na capital está em 93,17%, com 129.177 doses aplicadas até o momento.

Interior – Segundo a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), 25 municípios já atingiram a meta para poliomielite e 26 para sarampo. Mas 12 cidades ainda estão com cobertura abaixo de 50% para uma ou as duas vacinas: Boca do Acre, Rio Preto da Eva, Maraã, Japurá, Canutama, Maués, Anori, Santa Isabel do Rio Negro, Tapauá, Ipixuna, Careiro e Caapiranga.

De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Izabel Nascimento, a recomendação é que esses municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja vacinado. “Pedimos também que os pais que ainda não levaram os filhos para vacinar, aproveitem mais esse prazo. É muito importante que todas as nossas crianças sejam imunizadas. Enviamos vacina para todos os municípios e agora esperamos que os pais façam sua parte”, disse a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento.

A campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças na faixa-etária da campanha devem ser imunizadas, independente da situação vacinal.

Cenário nacional – Segundo o MS, até esta segunda-feira, apenas sete estados atingiram a meta de vacinação: Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão.

Boletim – De acordo com o último Boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) sobre sarampo, o Estado tem 8.595 casos notificados da doença, distribuídos em 45 municípios. São 1.211 casos confirmados em todo o Estado, dos quais 852 em Manaus. Foram registrados quatro óbitos no Estado.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui