Estimativa para o PIB de 2018 cai, aponta Boletim Focus

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens produzidos no país – em 2018 caiu. Quem apresenta o dado é o Boletim Focus, elaborado pelo Banco Central. De acordo com o estudo, o número caiu na última semana de 1,49% para 1,47%. O boletim foi divulgado nesta segunda-feira (27).

O especialista em finanças Marcos Melo afirma que os resultados apresentados estão coerentes com outros indicativos ligados à economia e dá um panorama do que eles representam sobre a atual situação da economia no Brasil.

“Na verdade, eles estão refletindo não propriamente uma expectativa de deterioração da economia brasileira, mas na verdade, sobre uma falta de percepção sobre o que pode acontecer no futuro. Não é tanto uma expectativa de que as coisas vão piorar, mas é uma indefinição, principalmente por conta das eleições.”

Já as estimativas para a inflação, medidas no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), tiveram uma elevação. Segundo o boletim, a previsão para este ano chegou aos 4,17%. Para 2019, o resultado também subiu: de 4,10% para 4,12%.

Nos dois casos, as estimativas estão abaixo da meta estabelecida pelo BC, que é de 4,5% ao ano.

Reportagem, Raphael Costa