Estudantes de Serviço Social participam de ação de conscientização sobre acessibilidade, no Fórum Enoch Reis

Os estudantes do curso de Serviço Social da UniNorte e Empresa Junior participam, nesta sexta-feira (27), no Fórum Ministro Enoch Reis, uma ação de conscientização sobre a importância da acessibilidade, com distribuição de folders e orientação aos servidores do órgão. A ação faz parte da programação do 2º Circuito de Acessibilidade do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Estarão participando da atividade 13 estudantes do curso de Serviço Social, além de uma equipe da Empresa Júnior da UniNorte. Segundo a professora e coordenadora da ação, Francenilda Oliveira, durante a visita aos setores do Fórum, os alunos vão tirar dúvidas sobre o que é acessibilidade, quais os termos corretos para se dirigir a uma pessoa com deficiência e como oferecer ajuda.

A professora ressalta que o termo acessibilidade é muito amplo e vai muito além de possibilitar o acesso a um lugar ou a um serviço a alguém que possui a mobilidade reduzida. Por isso, é importante que esse tema seja discutido e cada vez mais colocado em pauta. “Somente com a conscientização da sociedade será possível reverter casos de atitudes preconceituosas e discriminatórias em relação à pessoa com deficiência”, disse.

Ela acrescenta que em um órgão público, como é o caso do Fórum, que recebe diariamente milhares de pessoas, é primordial que os servidores estejam preparados para atender a todos, de forma adequada.