Estudantes promovem mutirão solidário em 14 instituições filantrópicas da cidade

Estudantes do primeiro período de cinco cursos da UniNorte, instituição integrante da rede internacional de universidades Laureate, realizaram mutirão solidário, em 14 instituições filantrópicas da cidade. Os alunos fizeram a pintura e organização de espaços, montaram brinquedoteca e biblioteca infantil, criaram horta sustentável, promoveram atividades de recreação, oficinas de pintura e leitura, teatro de fantoches, distribuição de lanches e entrega de donativos – alimentos não perecíveis, material de limpeza e de escritório, fralda, leite, roupas e sapatos.

Ao todo, participaram da ação 1.570 pessoas, entre professores e estudantes dos cursos de Administração, Gestão de Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Ciência Contábeis e Pedagogia.

As instituições atendidas pela ação, que faz parte do projeto “Trote Solidário”, foram: Casa do Migrante João Batista Scalabrini; Casa dos Filhos; Associação Amigo dos Autistas no Amazonas (AMA); Instituição Autismo no Amazonas (IAA); Abrigo Pequeno Nazareno; Lar Francisco de Assis; Abrigo NACER; Casa Andréa do Amazonas; Abrigo Moacir Alves; Abrigo Janell Doyle; Liga Amazonense Contra o Câncer (LAC); Lar das Marias; Abrigo Dona Val; Associação de Atendimento aos Haitianos; e Casa da Criança.

Segundo a professora e organizadora da ação, Maria Leônia Alves do Vale, esta foi a 9ª edição do projeto “Trote Solidário”. “A cada semestre percebemos o quanto esta ação tem impacto positivo, tanto na vida das pessoas que recebem as doações, quanto para os alunos”, disse.

A professora ressalta que a atividade é uma forma de despertar nos alunos um olhar crítico diante dos problemas da sociedade. “Mais do que capacitar profissionais técnicos, precisamos formar cidadãos conscientes do seu papel no dia a dia da comunidade”, frisou.