24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Ex-secretários do AM são presos por envolvimento em desvio na saúde

Um ano e 3 meses após a primeira fase da Operação Maus Caminhos, que investiga o desvio de mais de R$ 100 milhões da saúde do Amazonas, os ex-secretários do setor do Estado, Wilson Alecrim e Pedro Elias, são presos. A ação, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), prendeu ainda ex-subcomandante da Polícia Militar (prisão preventiva), Aroldo Pinheiro, e ex-chefe da Casa Civil (prisão temporária), Raul Zaidan.

A segunda fase da Maus Caminhos foi denominada como “Custo Político” e teve como objetivo investigar crimes de corrupção ativa, passiva, lavagem de capitais e de organização criminosa. Há informação de que o ex-secretário de Administração e Gestão, Afonso Lobo, e outros dois ex-secretários executivos da Susam também são alvos da operação. A PF não comentou a hipótese para resguardar as investigações.

Em coletiva de imprensa realizada na sede da Polícia Federal do Amazonas, no Dom Pedro, os delegados informaram que foi possível chegar nos ex-secretários e chefes de governos passados após análise do material apreendido ainda na primeira fase da operação. A PF também apreendeu novos documentos nesta segunda fase e vai analisar a participação de novos suspeitos no esquema criminoso.

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária, 27 conduções coercitivas, 27 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, incluindo uma aeronave Cessna 560 XLS.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui